Como Funciona o Atendimento de Emergência dos Planos de Saúde

Atendimento de Emergência dos Planos de Saúde

O atendimento de emergência dos planos de saúde diferem por plano, então antes de contrata-lo é importante verificar as coberturas.

Diferença entre Emergência e Urgência nas Coberturas dos Planos de Saúde

A emergência é caracterizada quando há um risco imediato de vida ou de lesão irreparável para o paciente, com declaração do médico que assistiu o paciente.

A urgência ocorre quando os casos resultantes de acidentes pessoais ou então de complicações no processo gestacional de um(a) paciente.

A gravidade, seriedade e/ou então a impossibilidade de se sujeitar à espera são configuradas nos requisitos indissociáveis à caracterização de urgência e de emergência, a ponto de tornar abusiva qualquer disposição contratual que prive o atendimento, exceto seja necessário um tratamento de uma doença/patologia pré-existente à contratação do plano de saúde ocasião em que as disposições do contrato podem prevalecer.

No plano hospitalar, o atendimento de urgência decorrente de acidente pessoal será garantido sem qualquer tipo de restrição, após decorridas 24 horas de vigência do contrato. Levando em consideração o Código Civil, a necessidade de proteção à saúde e a vida do segurado deve sobrepor qualquer outro interesse, ainda que seja tutelado pela lei ou pelo contrato.

Prazo de Carência para Atendimento de Emergência dos Planos de Saúde

O prazo de carência para atendimento no caso de emergências e/ou urgências nos planos de saúde é de no máximo 24 horas contadas a partir da assinatura do contrato. Entende-se por urgência a ocorrência

Admite-se o reembolso de valores pagos, nos limites contratados e de acordo com os preços praticados pelo plano de saúde nos casos em que não for possível a utilização dos serviços contratados ou credenciados pela operadora, como falta de leito, aparelhos quebrados, ausência de médico especialista, por exemplo.

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