Benzoato de Sódio: O que é e porque evitar!

Cada dia mais, a vemos uma maior preocupação quanto aos compostos e ingredientes presentes nos produtos que utilizamos. Entre vilões, como sal e açúcar em demasiado, encontramos também vários conservantes que. Essas substâncias, silenciosas quanto a informações, são muito nocivas à saúde. Um dos exemplos mais comuns, no que diz respeito à utilização por industrias, é o Benzoato de Sódio.

SAIBA PORQUE VOCÊ DEVE FECHAR SEU PLANO DE SAÚDE AGORA EM 2018! 

Benzoato de sódio: O que é, e porque evitar!

O que é?

Em termos químicos, o Benzoato de Sódio é o sal derivado do ácido benzoico, um composto aromático. Essa substância quase não é encontrada na natureza, sendo produzida sinteticamente em laboratório.

Para que serve?

O Benzoato de Sódio é amplamente utilizado na industria cosmética e farmacêutica, em especial na alimentícia. Para essa, a substancia é empregada como agente antimicrobiano (inibe o desenvolvimento de bactérias) e antifúngico (inibe o desenvolvimento de colônias de fungos). Isso é, a substancia é um conservante artificial, que pode ser encontrado em refrigerantes, sucos industriais, picles, geleias, cidras, margarinas, condimentos, temperos de salada, vinagres, ketchup e vinhos. Para alimentação, a quantidade recomendada como máxima por autoridades é de 0,05 a 0,1% do peso do alimento.

Conservantes artificiais: porque evitar?

Uma grande porcentagem de alimentos disponíveis no mercado contém conservantes sintéticos. Vários estudos já comprovaram a ligação de conservantes a alergias, problemas no trato digestivo, tumores e canceres. No caso do Benzoato de Sódio, ao ser misturado com Vitamina C, produz Benzeno. Essa substância, por sua vez, tem características de alto grau cancerígeno.

Como evitar o excesso de conservantes na alimentação

Para levar uma vida saudável, precisamos de uma alimentação balanceada. Como dito anteriormente, as substâncias conservantes devem ser evitadas. Para isso, recomendamos:

  • Um maior consumo de produtos naturais;
  • Dê preferência a produtos orgânicos certificados, sempre que possível.
  • Evite produtos industrializados, como sucos, molhos, conservas/picles etc;
  • Evite produtos enlatados, como pescados, legumes etc;
  • Tente cozinhar mais, e utilize produtos naturais e frescos;
  • Caso opte por um produto industrializado, se atende às informações do rótulo.

Agora que você já sabe sobre o benzoato de sódio, saiba mais sobre alimentação saudável, clicando aqui.

Faça já uma cotação de Plano de Saude, e garanta mais tranquilidade a você e sua família!

 

Veja também

Comentarios