Comer massa crua poderá causar intoxicação alimentar

Comer massa crua

Muitas pessoas não sabem, mas comer massa crua de bolo, pode causar intoxicação alimentar, é o que mostrou um estudo publica em um artigo científico, na Inglaterra.

O consumo de ovo cru por si só já oferece riscos de doenças, devido a presença de salmonela, este ingrediente está presente na maioria das receitas de massas, além disso, o estudo mostrou que as bactérias também podem sobreviver em ambientes áridos, como na farinha.

Farinha: a nova vilã

De dezembro de 2015 a setembro de 2016, nos Estados Unidos, cerca de 4,5 milhões de quilos de farinha tiveram que ser recolhidos após serem identificadas bactérias em 250 produtos do mercado americano, os produtos variam de sacos de farinha de trigo até misturas prontas para bolos. Nesse mesmo período, foram hospitalizadas 60 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, por intoxicação alimentar.

Após investigar, a agência americana responsável por  regular alimentos e medicamentos descobriu que o ponto em comum em todos os casos foi a ingestão de massa crua.

Evite comer massa crua

De acordo com especialistas, a bactéria pode estar presente até mesmo nas massas feitas em casa, eles orientam a evitar o comer massa crua durante o preparo, lavar as mãos com água quente antes e após manipular os ingredientes.

Mas não se preocupe, após a torta, bolo ou biscoito estarem assados, a alta temperatura do forno elimina as bactérias presentes nos alimentos.

Contaminação

Os pacientes contaminados, relataram febre, vômito, diarreia (muitas vezes acompanhada por sangue), e dores abdominais. Segundo a pesquisa, a contaminação do trigo aconteceu antes mesmo da colheita, através do contato com fezes de animais. Significa que as intoxicações pode ocorrer com certa frequência e que não é apenas um caso isolado.

Cuide da sua saúde

Sua saúde é seu bem mais precioso. Evite atitudes que possam colocá-la em risco. Ao perceber algum dos sintomas mencionados acima, procure imediatamente um médico.

Você sabia que ter um plano de saúde é ter garantido o acesso aos melhores hospitais de São Paulo? Converse com um consultor e entenda como.

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios