Como declarar o plano de saúde no imposto de renda?

plano de saúde no imposto de renda

Saiba como declarar o plano de saúde no imposto de renda. Confira informações sobre reembolso, co-participação, declaração e entrega do imposto de renda.

Plano de saúde no imposto de renda

No momento de realizar a declaração anual, as despesas com planos de saúde exigem atenção, por levar muitos contribuintes a malha fina.

O plano de saúde coletivo por adesão é aquele que oferece cobertura médica hospitalar ao consumidor que apresenta algum vínculo com pessoas jurídicas de caráter setorial, classista ou profissional.

Poderão ser deduzidas as despesas com os pagamentos efetuados a fonoaudiólogos, terapeutas educacionais, hospitais, médicos, dentistas, psicólogos e fisioterapeutas, além de despesas com aparelhos e próteses ortopédicas e dentárias, exames laboratoriais e serviços radiológicos.

Reembolso

O reembolso parcial ou integral acontece quando o paciente resolve se consultar com médicos que não fazem parte da rede credenciada.

Os valores pagos pelos contribuintes também podem ser deduzidos. O contribuinte deve informar o valor que foi reembolsado na Ficha Pagamentos e Doações Efetuados, na coluna Parcela não dedutível.

No comprovante dos gastos incorridos, consta o que foi reembolsado e o que foi pago pelo contribuinte.

Co-participação

No caso de planos corporativos, a parcela paga pelo contribuinte pode ser deduzida. O contribuinte não poderá usufruir do benefício, caso o empregador arque com todas as despesas.

Em planos que permitem a inclusão de dependentes, pode-se aumentar o valor da restituição ou reduzir o imposto devido. Considera-se despesas dedutíveis para os dependentes, caso a empresa pague o valor total do plano e o funcionário apenas as despesas dos dependentes.

Antes do início da temporada de declaração do plano de saúde no imposto de renda, é importante que os encargos venham discriminados no Informe de Rendimentos.

Declarar imposto de renda

Quando houver, o empregador deve relacionar no Informe de Rendimentos tudo o que recebeu do funcionário e seus dependentes, referente à utilização em consultas e exames ou sua participação no plano de saúde.

Ao declarar as despesas com planos de saúde, deve-se lançar o CNPJ do empregador, de acordo com os dados e valores do Informe de Rendimentos.

Não pode haver nenhum tipo de cobrança diretamente aos participantes dos planos coletivos empresariais, mas somente ao empregador, exceto para ex-empregados e aposentados.

Entrega da declaração

O prazo de entrega da declaração do imposto de renda vai de 1º de março até 30 de abril.

O software para o preenchimento da declaração foi totalmente reformulado, facilitando o seu preenchimento. O Receitanet e o IRPF estão disponíveis no site da Receita Federal.

O programa do imposto de renda pode ser usado em diversos sistemas operacionais, incluindo aqueles considerados livres, como o Linux.

Conclusão Sobre Plano de saúde no imposto de renda

Na ficha “Pagamentos e Doações Efetuadas”, devem ser informados os planos de saúde, especificando o gasto total e o CNPJ da empresa de saúde.

É preciso ficar atento aos itens parcela não dedutível e valor pago que são, respectivamente, a quantidade reembolsada pela operadora e o que foi pago durante o ano anterior.

Os comprovantes do imposto de renda devem possuir CPF, CNPJ, nome e endereço, podendo-se usar um cheque nominativo, caso não haja todos os comprovantes.

Simule Plano de Saúde

Não deixe de garantir esse grande benefício à sua empresa. Faça já um plano de saúde empresarial e faça a dedução na declaração do plano de saúde no imposto de renda. Sua empresa e seus beneficiários ganham muito com um plano de saúde!

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135-5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso

Veja também

Comentarios