Diabetes: obesidade e sedentarismo disparam os casos em mulheres

Diabetes

Nos últimos dez anos, o número de pessoas com diabetes tipo 1 e 2 subiu 61,8% no Brasil, de acordo com os números divulgados pelo Ministério da Saúde. Do total, o público mais afetado são as mulheres, a cada dez mulheres, uma foi diagnosticada com a doença. Altos índices de obesidade e sedentarismo fazem das mulheres as principais vítimas da diabete.

A obesidade também aumentou 60% entre os anos de 2007 e 2016, atualmente 18,9% da população brasileira é considerada obesa. Entre as mulheres, 19,6% são consideradas obesas. Fica ainda pior quando se trata de sobrepeso, 53,8 % da população brasileira, pesa mais do que deveria.

FAÇA A SIMULAÇÃO DO SEU PLANO DE SAÚDE AGORA MESMO

Este ano foi divulgada uma campanha nacional de prevenção a diabetes – o Dia Mundial do Diabetes -, celebrado no último dia 14/11, a campanha foi organizada por duas sociedades médicas, com o tema “Mulheres e Diabetes – Nosso direito a um futuro saudável”. Nas capitais brasileiras foram feitas diversas ações para o público feminino.

O que é e como prevenir o diabetes

O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente (hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue),  ou quando o corpo não consegue utilizar de maneira efetiva a insulina produzida pelo organismo. A doença se divide em dois tipos:

Tipo 1

É caracterizada por uma produção deficiente de insulina pelo organismo e demanda de aplicações diárias do hormônio. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença atinge em sua maioria crianças e adolescentes. Do total de pacientes diagnosticados com diabetes, de 5 a 10% sofrem do tipo 1. Não há como prevenir a doença.

Tipo 2

É quando o organismo não consegue utilizar a insulina produzida pelo corpo. Atinge a grande maioria das pessoas com diabetes, ao contrário do tipo 1, está associada ao excesso de peso e ao sedentarismo.

A maneira de prevenir o tipo 2 é através de reeducação alimentar, redução do consumo de açúcar  e gorduras saturadas, e a prática regular de exercícios físicos. O recomendado são pelo menos 30 minutos diários de atividades físicas.

As mulheres estão ganhando mais peso e cada vez mais cedo, antigamente era por volta dos 40 anos, mas agora ocorre muito mais cedo. Isso faz aumentar os riscos de desenvolver a doença.

Ter um plano de saúde de dá acesso aos melhores médicos, hospitais e laboratórios de São Paulo. Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor remédio. Adquira hábitos saudáveis.

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135-5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso

Veja também

Comentarios