Dieta para Diabeticos: Saiba mais!

Dieta para Diabeticos: A necessidade da adaptação da alimentação!

Saiba mais sobre o que é e quais são os tipos de Diabetes, além de dicas de Dieta para Diabeticos!

SAIBA PORQUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE EM 2018!

O que é Diabetes?

Diabetes é uma doença causada pela elevação das taxas de glicose (açúcar) no sangue. Isso acontece pela deficiência na produção de insulina pelo pâncreas e/ou a incapacidade de exercer seus efeitos (chamada Resistência a Insulina).

No mundo, estudos e pesquisas mostram que mais de 425 milhões de adultos no mundo possuem diabetes. Já no Brasil, se é estimado que 6,9% da população tenha diabetes e, infelizmente, esse número só tende a crescer. A maiores razões para isso são o aumento das taxas de obesidade, além de problemas no diagnóstico: 1 a cada 2 pessoas no país não sabem se tem diabetes, ou não fazem os exames há mais de 1 ano.

Tipos de Diabete

São três os tipos principais de Diabetes:

Diabetes tipo 1

A Diabetes tipo 1 é causada pela falha na capacidade de produção de insulina pelo pâncreas. Essa deficiência se dá por um defeito no sistema imunológico, que produz anticorpos que atacam as celulas produzidas. É mais comum a crianças e jovens adultos, o que não é impedimento para surgir em durante a vida.

Esse tipo de Diabetes acomete, em média, 10% dos pacientes diagnosticados com a doença. O diagnóstico é feito através de exames, principalmente de sangue, que poderá acusar a exist~encia de anticorpos específicos para o caso.

Seus sintomas demoram pouco tempo para se desenvolver. São os principais:

  • Emagrecimento rápido;
  • Urina em excesso;
  • Cansaço e Fraqueza generalizados;
  • Fome e sede excessivas;
  • Desidratação;
  • Vômitos;
  • Dificuldades respiratórias.

Diabetes tipo 2

Já a Diabetes tipo 2, o corpo sofre com a resistência a insulina. Isso se dá quando as celulas do corpo acabam por não responder corretamente ao hormônio produzido. A glicose passa a se acumular no sangue, por não ser devidamente absorvida pelas células, causando a Diabetes tipo 2.

O diagnóstico é feito a partir de exames que avaliam as taxas de glicose no sangue, como o teste de glicemia plasmática em jejum, o teste oral de tolerância à glicose e o
teste aleatório de glicose plasmática. Esse tipo de Diabete acomete 90% dos pacientes diagnosticados.

Diferente da Diabetes tipo 1, a Diabetes tipo 2 pode ser causada, também, por fatores externos. Suas principais causas são: obesidade, excesso de açúcar no fígado, sedentarismo, tabagismo, poucas horas de sono, e a hereditariedade.

Seus sintomas podem demorar anos até aparecerem, quando a doença pode estar muito desenvolvida. São os principais:

  • Emagrecimento rápido;
  • Urina em excesso;
  • Cansaço e Fraqueza generalizados;
  • Fome e sede excessivas;
  • Problemas relacionados à visão;
  • Grande dificuldade na cicatrização;
  • Pele muito seca, com propensão a rachaduras e feridas;
  • Sensação de formigamento nos membros inferiores;
  • Manchas escuras na pele (em especial, nas “dobras” do corpo);
  • Infecções frequentes.

Diabetes Gestacional

Como diz o próprio nome, esse tipo de Diabetes acomete a mulheres no período de gestação. Isso se daria por diversos motivos, entre eles obesidade pré-gravidez, ganho excessivo de peso durante a gestação, gestação de múltiplos, hipertensão arterial, idade avançada e síndrome de ovários policísticos. A Diabetes Gestacional, assim como a tipo 2, se caracteriza pela resistência a insulina.

Esse tipo de Diabetes pode ser transitório (durando somente o período da gestação), mas, em alguns casos, poderá persistir inclusive após o nascimento da criança. É indispensável o acompanhamento junto a um profissional da saúde, com os exames necessários.

Outros tipos de Diabetes

Além dos tipos de Diabetes citados acima, existem tipos que são decorrentes de alterações genéticas, muitas vezes induzidos através do uso excessivo de medicamentos. Além disso, inflamações, infecções e tumores no pâncreas tendem a culminar em casos de Diabetes, também.

Para ter a sua disposição as melhores clínicas, para diagnósticos rápidos e precisos, não deixe de contratar um plano de saúde!

Níveis de glicose no sangue

Segundo a sociedade médica, os níveis aceitáveis de glicose no sangue são:

  • No caso de jejum num intervalo de oito horas, o nível de açúcar no sangue deverá ser entre 70 e 99 mg / dL;
  • No caso de alimentação, até duas após a ingestão de alimentos, a taxa aceitáveis são inferiores a 140 mg / dL.

Como controlar

Abandono do sedentarismo: A pratica de exercícios é fundamental para o equilíbrio hormonal do organismo, além de combater uma das principais causas da Diabetes: a obesidade.

Acompanhamento completo da doença: além das consultas regulares a seu médico, você deverá seguir a risca a utilização medicações (caso se aplique), além da medição das taxas de açúcar no sangue diariamente. IMPORTANTE: Lembre-se que a auto medicação pode ser fatal! Nunca tome remédios sem antes consultar um profissional da saúde!;

Adoção de hábitos saudáveis: Assim como o abandono do sedentarismo, são importantes também a adoção de hábitos mais saudáveis, como parar de fumar e beber. Esses fatores estão diretamente ligados às Diabetes descritas acima.

Adoção de uma alimentação mais saudável: no caso de pacientes de Diabetes, toda a alimentação deverá ser repensada, com o auxílio de um profissional da nutrição. A Dieta para Diabeticos deverá ser adaptado para pessoas com dificuldade da assimilação de glicose pelo sangue. Saiba mais a seguir!

Dieta para Diabeticos: Como fazer e o que comer?

Como dito anteriormente, a Dieta para Diabeticos é exclusiva e personalizada para cada caso. Nele, serão prezados os alimentos de baixo índice glicêmico. O índice glicêmico é um indicador da velocidade a qual o alimento se transformará em glicose no organismo. Diabeticos necessitam que essa liberação de glicose seja lenta, para facilitar sua absorção pelas células (muitas vezes, com a utilização de insulina injetável).

São alimentos não indicados a diabeticos:

Produtos, naturais ou industrializados, ricos em açúcar. Entre eles, encontramos: mel, melaço de cana, bebidas industrializadas como refrigerantes, isotônicos e sucos de caixinha, chocolates, balas e doces em geral. Além disso, muitas frutas possuem um índice glicêmico alto, como melancia, laranja, manga.

Produtos, naturais ou industrializados, que contenham muitos carboidratos. Como se é sabido, todo carboidrato se transforma em glicose no sangue, após sua digestão. São exemplos de alimentos ricos em carboidratos, batata, produtos feitos com farinha branca, como pães, massas e bolos, milho, barras de cereais etc.

Produtos com alta taxas de gorduras ruins ao corpo. A deficiência no funcionamento da insulina no organismo, poderá resultar no acúmulo de gordura no sangue, causando colesterol alto e entupimento de artérias. Uma vez que essa situação já é comum ao paciente diabetico, a ingestão de mais gorduras poderá acarretar numa piora do quadro. Evite aliementos ricos em gorduras saturadas, como leite integral, queijos amarelos, manteigas e carnes gordurosas. Se mantenha longe de doces industrializados, como bolos e tortas, além de bolachas, sorvetes e frituras em geral.

Diet ou Light para Diabeticos?

Produtos “light” tem sua composição inicial alterada, reduzindo calorias, níveis de gordura e etc. Porém, muitas vezes, essas alterações causam o aumento, por exemplo, das taxas de sódio no , mineral esse que também é contra-indicado a diabeticos. Já os produtos diet são os onde um dos componentes nutricionais é retirado. Eles são indicados para pessoas com dietas restritivas, como no caso de Diabetes. É por isso que a segunda opção é a mais indicada para pessoas com todos os tipos de Diabetes.

ATENÇÃO: fique atento aos rótulos e embalagens de produtos! Eles trazem informações importantíssimas, sobretudo a pessoas que vivem em uma dieta mais restrita.

Os melhores profissionais, hospitais e clínicas, disponíveis diretamente a você! Faça uma cotação de plano de saúde!