Doenças de coração – Saiba como preveni-las

doenças de coração

Somente no primeiro semestre de 2017, as doenças de coração já causaram a morte de mais de 100 mil pessoas no Brasil, segundo com o cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Em 2016 foram registradas 349.938 mortes por doenças cardiovasculares, segundo a SBC, essa foi a principal causa de mortes do país.

Entre 2004 e 2014 somente o infarto do miocárdio, angina e outras doenças isquêmicas do coração foram responsáveis por 1.069.653 óbitos, cerca de 8,8% das morte nesse período.

Mesmo que as doenças de coração sejam mais comuns em pessoas idosas ou com histórico familiar da doença, as pessoas mais jovens e sem antecedentes familiares também podem ser acometidas pelos problemas cardíacos.

SABIA QUE COM O PLANO DE SAÚDE VOCÊ TEM ACESSO AOS MELHORES CARDIOLOGISTAS DE SÃO PAULO?

A informação sempre é a melhor forma de prevenção, pois ajuda a identificar os sintomas e buscar auxílio médico o quanto antes, possibilitando assim a potencialização assertiva de tratamentos e as chances de evitar complicações e até mesmo o óbito.

Conheça algumas das principais doenças de coração e veja como preveni-las.

Arritmia

A alteração do ritmo do coração que é causa por distúrbios elétricos, tanto podem aumentar o aumento dos batimentos cardíacos (taquicardia) quanto à redução da sua frequência (bradicardia), e ainda levar a batimentos em excesso (extrassístoles). A frequência normal é entre 60 bpm e 100 bpm.

Doenças Vasculares

Qualquer alteração que afete os vasos sanguíneos e linfáticos é considerada uma doença vascular, de aneurismas até as varizes. O aneurisma, por exemplo pode acontecer na aorta torácica, um tipo de dilatação na veia que pode fazer com que ela se rompa e acabe causando uma hemorragia interna. levando a risco de morte.

Insuficiência Cardíaca

É caracterizada pela hipertrofia de algumas partes do músculo do coração, que torna sua parte interna maior e mais grossa. Consequentemente, ocupa mais espaço do que deveria, e prejudica a passagem do sangue que não chega em quantidade suficiente para nutrir o coração.

Ele também não conseguirá bombear o sangue para o resto do corpo da forma que deveria, o que acaba desencadeando outros problemas, como insuficiência pulmonar, insuficiência renal, edemas, etc.

Pericardite aguda

Acontece quando o pericárdio sofre uma repentina inflamação, normalmente causada por algum vírus. O pericárdio é uma espécie de bolsa formada por duas camadas finas e uma pequena quantidade de líquido, mantendo ele em seu lugar e impedindo que receba mais sangue do que possa suportar.

Quando ocorre a pericardite, acontece justamente o contrário, e a quantidade de líquido aumenta. O excesso deve ser retirado rapidamente ou a pressão que ele exerce no coração o impede de encher suas câmeras e assim passará menos sangue pro restante do organismo.

Doença arterial coronariana

As placas de tecido fibroso e colesterol são formadas e acumuladas na parede dos vasos, o que acaba impedindo a passagem da corrente sanguínea.

Quando uma das artérias que abastassem o coração de sangue entope e impede que o sangue chegue até ele, há o risco do tecido morrer, acarretando o infarto.

Evite as doenças de coração

Como já mencionamos acima, a melhor forma de prevenir as doenças do coração, é mudando seus hábitos, com uma dieta balanceada, com a prática de exercícios físicos e acima de tudo, com visitas regulares ao médico. Homens e mulheres devem realizar check-up anualmente, pois é indispensável para manter a saúde em dia.

Ter um plano de saúde é a melhor forma de te ajudar a manter a saúde em dia. Com ele, você terá acesso a todos os tipos de especialistas que te ajudarão a garantir a sua saúde.

Preencha o formulário abaixo e saiba como aderir a um plano que tornará a sua vida melhor.

Se preferir, você pode fazer a simulação do seu plano através do nosso WhatsApp (11) 9 4579-5402

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios