Doenças que podem atingir mulheres depois dos 40 anos

Doenças que podem atingir mulheres depois dos 40 anos

Descubra as doenças que podem atingir mulheres depois dos 40 anos neste artigo:

A vida está passando rápida, tão rápida que quando menos se espera, os 40 anos já chegaram. É aquela fase boa na qual a maioria das pessoas está com a vida um pouco mais estabilizada e pode, com a maturidade adquirida, aproveitar mais a vida. Mesmo tudo sendo tão agradável, o organismo, muitas vezes, pode começar a apresentar muitas modificações e, com isso, algumas doenças tornam-se mais comuns para as mulheres de 40 anos.

Doenças que podem atingir mulheres depois dos 40 anos

Doenças cardíacas

Nas mulheres acima de 40 anos, a principal causa de morte é doença cardíaca, sobretudo após a menopausa. Esse risco é agravado devido às alterações no perfil lipídico (gordura) e circulatório da mulher.

Com o passar dos anos, as mulheres tendem a reduzir gradativamente a produção do seu hormônio natural, o estrogênio. Esse é um dos fatores que mais causa doenças cardíacas. Além disso, as alterações nos níveis do sangue e a concentração de LDL (alto colesterol ruim) e HDL (baixo colesterol bom) influenciam na aparição da doença.

O ideal é manter sempre atualizada em relação ao seu corpo, realizando check-up’s anuais com seu plano de saúde e garantindo maior bem-estar em qualquer período da sua vida.

Diabetes

Depois dos 40 anos, é hora de ter mais cuidado com a diabetes também. Sua ocorrência é agravada nesse período devido à diminuição do hormônio feminino (estrogênio).  É mais frequente em pessoas obesas, alcoólatras ou que tem descendência genética. Para prevenir o aparecimento dessa doença, é importante manter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios físicos regularmente e fazer visitas frequentes ao médico. Quanto antes a diabete for diagnosticada e começar a ser tratada, melhor.

Osteoporose

Após a menopausa, acontecem muitas alterações hormonais que diminuem a fixação do cálcio, perdendo a densidade óssea. Com isso, a predisposição para ter osteoporose, que costuma aparecer depois dos 60 anos, é maior.

A osteoporose é definida pelo enfraquecimento da estrutura óssea, deixando os ossos fragilizados e sucintos à possíveis fraturas. Um acompanhamento médico, a alimentação adequada e, quando necessário, a reposição hormonal, podem ser essenciais para manter a saúde.

Artrose

Dentre as doenças que podem atingir mulheres depois dos 40 anos, os problemas nas articulações, as dores nas costas e até mesmo os famosos e incômodos bicos de papagaio, costumam aparecer com maior frequência depois dessa idade. Qualquer alteração sentida deve ser o suficiente para procurar um especialista.

Câncer

Dentre as doenças que podem atingir mulheres depois dos 40 anos, a incidência de câncer também é maior. O mais comum é o de pulmão mas, logo em seguida, o mais frequente é o câncer de cólon (intestino). O de pulmão precisa ser evitado com uma vida saudável e sem cigarro, já o de cólon, depende de uma boa ingestão de líquidos diários e de fibras, para o bom funcionamento do intestino.

Nas mulheres, o câncer de mama, de endométrio e do colo uterino são os mais frequentes. Além de visitas frequentes ao especialista, o autoexame é um grande aliado para a descoberta do câncer de mama. A medicina avançou muito e quando o diagnóstico é feito no início, acura é mais rápida e fácil. Se ao se examinar a mulher notar qualquer nódulo, é muito importante que procure o seu médico o quanto antes.

Há também o câncer de pele que está cada dia mais frequente. A exposição excessiva ao sol é a grande vilã nesse caso. Usar o protetor solar é essencial para prevenir. Além disso, qualquer alteração na pele, mesmo que seja uma pequena mancha, deve ser examinada por um dermatologista.

Outras doenças

Há diversas outras doenças que tendem a aparecer com o passar do tempo como a hipertensão arterial, doenças coronarianas (arteriosclerose e a aterosclerose), angina, tosse crônica, diminuição da audição, zumbido nos ouvidos e tontura. Há também um aumento no número de casos de derrame (Acidente Vascular Cerebral – AVC) e cerca de 10% das pessoas acima de 50 anos sofrem com doenças associadas ao acúmulo de gordura nas artérias.

Sua saúde é seu maior bem. Você, mulher, deve estar sempre atenta à todas alterações em seu corpo. Um plano de saúde pode ser um grande aliado na hora de se cuidar e manter saudável e protegida. Fale com um vendedor da sua região e descubra o plano de saúde que melhor lhe atende!

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios