Dor de cabeça ou enxaqueca?

Dor de cabeça ou enxaqueca? - Valor de Planos de Saúde

Ainda que sempre aparece quando menos se espera, a dor de cabeça é sempre causa de incômodo e, algumas vezes, de preocupações. Mas, você sabe distinguir se está sentindo dor de cabeça ou enxaqueca?

Dor de cabeça é um nome popular, seu termo técnico é Cefaleia, que engloba todas as dores de cabeça existentes. Já a “enxaqueca” é uma das formas de cefaleia. A Sociedade Internacional de Cefaleia reconhece em torno de 150 modalidades de dor de cabeça.

De acordo com o Dr. Leandro Calia, membro da Academia Brasileira de Neurologia e da American Academy of Neurology, as cefaleias podem ser classificadas em:

  • Primárias: quando a dor é o problema em si e não há nenhuma doença ou condição mórbida que seja a causa da dor.
  • Secundárias: quando a dor é consequência de uma doença, como acontece em casos de gripe, sinusite, meningite ou tumor cerebral, por exemplo.

Estou sentindo dor de cabeça ou enxaqueca?

Dor de cabeça são dores fracas e moderadas, que podem ocorrer em qualquer parte da cabeça, e em ambos os lados. Já a enxaqueca é uma condição bem mais seria, é considerada como cefaleia primária, causada por condições multifatoriais, como por exemplo estresse, ansiedade, mudanças hormonais, falta ou excesso de sono, álcool, dieta, exercício físico e fatores ambientais.

Diferenças

  • A dor de cabeça pode ser leve ou inexistente em uma crise de enxaqueca;
  • Enxaqueca tem intensidade de média a forte, chegando a ser incapacitante em muitos casos;
  • A enxaqueca ocorre em apenas um dos lados da cabeça, diferente da dor de cabeça;
  • A enxaqueca costuma causar náuseas e vômitos, distúrbios visuais como pontos luminosos.

Tratamento

A enxaqueca é considerada como uma doença crônica que não tem cura, apenas tratamento para amenizar os sintomas. O diagnóstico deve ser dado por um neurologista de acordo com observação, exames clínicos e laboratoriais.

Seja cefaleia ou enxaqueca o tratamento tem cobertura completa do plano de saúde.

Veja também

Comentarios