Conheça os fatores de risco para hidradenite supurativa

fatores de risco para hidradenite

Veja alguns fatores de risco para hidradenite, descubra como funciona o tratamento com o plano de saúde e aproveite para cotar com menores preços.

A causa da doença ainda é desconhecida, mas idade, gênero e fatores genéticos podem favorecer a hidradenite supurativa.

SIMULE SEU PLANO DE SAÚDE SEM COMPROMISSO

Embora a causa da hidradenite supurativa (HS) ainda seja desconhecida, ela começa com o bloqueio dos folículos pilosos, o que poderia ser causado por hormônios, síndrome metabólica, genética, resposta irregular do sistema imunológico, até obesidade e tabagismo. A obstrução provoca a inflamação, que normalmente ocorre em torno de folículos pilosos com muitas glândulas sebáceas e sudoríparas, como nas axilas, virilha e na área anal.

Apesar de não existir uma causa definitiva para a doença, existe um consenso entre a comunidade médica de que a hidradenite supurativa não é infecciosa, ou seja, não é provocada por uma infecção nem está relacionada com a falta de higiene (uma ideia comum mas erradamente ligada ao aparecimento da HS).

Veja alguns fatores de risco para hidradenite:

Idade

  • A Hidradenite Supurativa surge geralmente depois da puberdade, mas pode desenvolver-se em qualquer idade.
  • A doença é rara depois dos 55 anos.

Gênero

  • As mulheres têm maior probabilidade de desenvolver hidradenite supurativa do que os homens. (3)

Fatores genéticos

  • Os estudos demonstram que a hidradenite supurativa pode ser uma doença genética. (4)
  • Cerca de um terço das pessoas diagnosticadas com HS têm um familiar também com a doença. (4)

Hormônios

  • O nível máximo de frequência durante a idade fértil sugere uma relação com hormônios sexuais, mas não há evidências de uma ligação direta.

Alguns estudos estabeleceram igualmente uma relação entre a hidradenite supurativa e o tabagismo e a obesidade. Porém, muitos investigadores têm ainda dúvidas quanto à relação da causa entre a HS e a obesidade, ou seja, não se sabe ainda se a obesidade pode provocar a doença.

Alguns destes fatores de risco para hidradenite, como o tabaco, a obesidade, as alterações hormonais e o suor excessivo podem agravar os sintomas da doença.

Hidradenite e Plano de Saúde

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios