Fatos e números que você precisa saber sobre hidradenite supurativa

Fatos e números sobre hidradenite

Conheça fatos e números sobre hidradenite supurativa e entenda como a doença se apresenta estatisticamente no mundo. Além de conhecer formas de tratamento.

A hidradenite supurativa (HS) é uma doença crônica da pele caracterizada pelo aparecimento de áreas inflamadas, normalmente na zona das axilas e das virilhas.

Fatos e números sobre hidradenite

Nestas áreas inflamadas é que ocorrem, muitas vezes, lesões dolorosas, nódulos e furúnculos, que surgem não somente onde estão localizadas determinadas glândulas sudoríparas (denominadas glândulas apócrinas), mas também em áreas debaixo da mama, nas nádegas e na parte interna das coxas, onde há maior fricção.

Quem?

Calcula-se que a taxa global de prevalência de hidradenite supurativa seja de cerca de 1 a 4%.

O número de pessoas com a doença pode ser muito superior à estatística, pois a HS não apresenta características específicas. O atraso no diagnóstico é de sete anos, em média, podendo chegar a décadas.

A hidradenite supurativa surge habitualmente depois da puberdade, mas pode desenvolver-se em qualquer idade, embora seja rara depois dos 55 anos.

As mulheres têm maior tendência para desenvolver a doença do que os homens.

Onde?

Em áreas onde existem glândulas apócrinas (glândulas sudoríparas em região com muitos folículos pilosos), como nas axilas e virilhas.

Em áreas de fricção da pele, como por exemplo sob a mama, nas nádegas e na parte interna das coxas.

Por quê?

Embora a causa da hidradenite supurativa ainda seja desconhecida, ela começa com o bloqueio dos folículos pilosos, o que poderia ser causado por hormônios, síndrome metabólica, genética, resposta irregular do sistema imunológico, até obesidade e tabagismo.

A obstrução provoca a inflamação, que normalmente ocorre em torno de folículos pilosos com muitas glândulas sebáceas e sudoríparas, como nas axilas, virilha e na região perianal.

Quando procurar um dermatologista?

Caso tenha ou conheça alguém a quem repetidamente aparecem nódulos ou furúnculos dolorosos na região das axilas ou das virilhas, consulte um dermatologista para garantir um diagnóstico adequado e o tratamento necessário.

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios