Medicamentos prejudiciais para a saúde

medicamentos prejudiciais

Todo mundo sabe que a automedicação é algo totalmente prejudicial a saúde, mas que atire a primeira pedra quem nunca tomou um medicamento sem prescrição médica. Normalmente, os mais utilizados são analgésicos, pois com a correria da rotina, a dor de cabeça se tornou algo constante. O problema é que muitas vezes são medicamentos prejudiciais para a saúde.

Muitas vezes por falta de informações, as pessoas tomam aquele remédio que o amigo indicou, ou até mesmo aquele remédio guardado no fundo da gaveta, sem saber que esses medicamentos quando consumidos indevidamente podem fazer mal para o organismo.

SIMULE AQUI SEU PLANO DE SAÚDE – SEM COMPROMISSO!

Medicamentos prejudiciais para a saúde quando tomados em excesso

Todos sabem que tudo em excesso é prejudicial. O problema da automedicação é que as pessoas tomam o remédio sem saber qual a dose correta. Quando tomados de forma errada, esses medicamentos podem ser prejudiciais em médio e longo prazos.

Veja abaixo alguns dos medicamentos mais prejudiciais.

Aspirina

Tem quem diga que a Aspirina faz bem pra saúde pois afina o sangue e evita os riscos de infartos, mas o que as pessoas não sabem é que ela é capaz de levar a insuficiências respiratórias e até choque cardiovascular. Quando misturado com álcool ou anti-inflamatórios pode causar úlceras e sangramentos no estômago.

Paracetamol

Um dos mais utilizados para tratar dor ou febre. Porém, ele é capaz de causar danos ao fígado. Ela é tão prejudicial, que o próprio organismo, o que acaba gerando uma sobrecarga no fígado.

Dorflex

Muito usado quando dormimos de mal jeito, por lesões no esporte, torcicolo, o primeiro pensamento é tomar um Dorflex. Porém, o composto de dipirona, citrato de ofenadrina e cafeína é usado contra as dores musculares, mas essa substância pode levar a óbito quando ingerida de forma errada.

Neosaldina

A Neosaldina é utilizada para combater a febre e a dor através de um composto de dipirona, isometepteno e cafeína. A “Neusa” reduz os principais elementos do sangue: os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, inclusive podendo causar choque anafilático. A venda desse medicamento é proibida em alguns países.

Adesivo Salonpas

Com a utilização incorreta, pode ocorrer intoxicação caso o adesivo não seja absorvido da forma adequada pela derme. Devido seu princípio ativo de salicilato de metila e levomentol. Acontece com mais frequência quando o paciente estiver fazendo uso de outro tipo de medicamentos.

Sal de Frutas Eno

Esse medicamento virou o queridinho da população para aliviar a azia e o mal estar estomacal, mas o grande vilão da história é o sódio utilizado no remédio. Em apenas dois pontinhos do remédio existem cerca de 1g da substância. Logo, não é indicado para pessoas com hipertensão ou condições cardíacas especiais.

Omeprazol

Utilizado para oferecer alívio em casos de dores no estômago, pois promove uma redução de suco gástrico, porém, quando usado em excesso, acaba fazendo justamente o oposto. O medicamento também é prejudicial aos níveis de magnésio, o que pode causar problemas cardíacos.

Torsilax

Muitas pessoas o consideram um anti-inflamatório poderoso, e de fato é. Tão forte, que pode machucar a mucosa que faz a proteção do estômago. Graças a isso, seus efeitos laterais podem causar vômitos, náuseas, dores estomacais, cólicas e diarreia.

Amoxil

É um dos medicamentos prejudiciais para a saúde pois seu uso em excesso, pode fazer com que as bactérias criem imunidade a ele acaba simplesmente perdendo seu efeito. Em qualquer idade, é preciso respeitar a dose recomendada pelo médico para pacientes de todas as idades.

Adnax

Quem sofre com a constipação nasal, pode sofrer com dor de cabeça, taquicardia ou mesmo dor de garganta, sensações nada agradáveis quando se fica com o popular “nariz entupido”. O medicamento pode criar dependência, exigindo que você utilize quantidades maiores, ou que diminua os intervalos para manter a respiração livre.

Consulte um especialista

É extremamente impostante que você consulte um especialista antes de ingerir qualquer tipo de medicamento, pois como mostramos existem diversos medicamentos prejudiciais à sua saúde. Consulte em seu plano de saúde, quais os especialistas localizados na sua região.

Ainda não tem um plano de saúde? Podemos te ajudar!

Converse com um consultor e veja como é fácil manter sua saúde em dia, se consultando com os melhores profissionais do mercado. Preencha o formulário abaixo, e receba nossas informações.

Se preferir, você pode fazer a simulação do seu plano através do nosso WhatsApp (11) 9 4579-5402

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios