Métodos contraceptivos – Veja os principais

metodos contraceptivos

Os métodos contraceptivos são métodos utilizados para evitar a gravidez. Também podem ser utilizados para prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Alguns exemplos de métodos contraceptivos são:

  • Pílula anticoncepcional;
  • Preservativo;
  • Diafragma;
  • DIU – Dispositivo intrauterino que pode ou não conter hormônios;
  • Espermicida sob a forma de espuma, creme ou gel;
  • Implantes contraceptivos;
  • Esterilização cirúrgica: ligadura das trompas nas mulheres e vasectomia nos homens;
  • Abstinência sexual;

Existem alguns métodos, com maior propensão a falhas:

  • Coito interrompido: retirar o pênis antes da ejaculação;
  • Tabelinha;

Os métodos mais eficazes na prevenção de gravidez são os contraceptivos orais, os injetáveis, os implantes e os dispositivos intrauterinos, pois eles proporcionam proteção a longo prazo, e não dependem de decisões tomadas no último instante, como acontece durante o coito interrompido, dos espermicidas ou do diafragma.

Métodos contraceptivos masculinos

Os métodos contraceptivos masculinos são: o preservativo (camisinha), vasectomia, coito interrompido, e a abstinência sexual, que o coito interrompido não é aconselhável, pois pode causar uma gravidez indesejada e não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Métodos contraceptivos de barreira

São aqueles que formam uma barreira e impedem que os espermatozoides encontrem com o óvulo, e assim impossibilitam uma gravidez, como por exemplo preservativo e diafragma.

Métodos contraceptivos hormonais

Esse tipo de método contraceptivo altera a capacidade de maturação do óvulo e assim a mulher não tem período fértil. Alguns exemplos são: pílula anticoncepcional, adesivo anticoncepcional, DIU com hormônios, anel vaginal, implante, injeção mensal e trimestral.

Como escolher o melhor método contraceptivo?

Para escolher o melhor contraceptivo, deve-se conversar com um especialista do seu plano de saúde, pois é importante saber como está sua saúde e como utilizá-lo corretamente para que ele seja eficaz na prevenção da gravidez. Qualquer método contraceptivo pode falhar, mas para evitar que isso ocorra deve-se utilizar o mesmo método por no mínimo três meses de forma correta.

É importante lembrar, que o único método contraceptivo que protege contra as doenças sexualmente transmissíveis, como por exemplo o vírus HIV, é o preservativo masculino.

Com a chegada do carnaval, caia na folia sem descuidar da saúde.

Ainda não tem um plano de saúde? Aproveite as condições especiais de começo do ano, e comece a cuidar da sua saúde. Com um plano de saúde, você terá acesso aos melhores especialistas do mercado.

Preencha o formulário e receba sua cotação agora mesmo

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios