Musculação: qual o melhor horário para treinar?

musculação

A musculação é uma grande aliada no processo de perda de peso. Pesquisas mostram que além de proporcionar uma perda calórica durante o treino, a musculação ajuda a manter seu metabolismo acelerado, mesmo após o término da atividade, seu organismo continuará queimando calorias.  Ou seja, quanto mais músculos você tiver, mais fácil será para você perder peso.

A musculação não ajuda apenas na perda de gordura, ela também te ajuda a manter o corpo condicionado para outras atividades físicas. A maioria dos esportes indica a musculação como base para manter o fortalecimento dos músculos, proteção das articulações, condicionamento físico e saúde dos ossos e tendões.

FAÇA A SIMULAÇÃO DO SEU PLANO DE SAÚDE GRATUITAMENTE

Conheça os benefícios da musculação

Existem diversos benefícios proporcionados pela atividade física, mas é importante sempre fazê-la da maneira correta para que sejam evitadas lesões.

Neste contexto, algumas pessoas ficam com dúvidas sobre qual o melhor horário para fazer atividade física: manhã, tarde ou noite?

De acordo com o professor Russel Pete, o melhor horário para fazer musculação é aquele que você possa fazer com uma maior consistência. Caso você tenha disponibilidade para treinar de manhã, esse é o melhor horário para você.

Cada horário oferece suas vantagens, e você pode explorar cada um deles.

Manhã

De acordo com algumas pesquisas, treinar pela manhã pode ser a melhor opção para quem deseja ganhar massa muscular. Isso graças aos níveis de insulina e cortisol serem maiores pela manhã. Isso levará a uma maior incorporação de proteínas nos músculos. Além disso, o seu corpo terá mais tempo para se recuperar até o próximo exercício no dia seguinte.

Porém, vale lembrar que é essencial estar bem alimentado antes de treinar. Tome um café da manhã reforçado, com carboidratos de preferencia integrais, pois eles têm liberação lenta, que é ideal para ter energia durante os exercícios.

Tarde

A vantagem de treinar durante a tarde é o tempo. Existem muitas pessoas que utilizam o horário do almoço para treinar. Outra vantagem é que durante a tarde as pessoas estão melhor alimentadas, o que diminui os riscos de hipoglicemia durante o treino. Além disso, os níveis de cortisol e insulina estão altos, o que aumenta a força durante o treino.

Durante a tarde, a temperatura corporal atinge seu pico ao final da tarde, e os estudos indicam que esse período é o melhor para quem busca a redução de peso.

Noite

Quem pratica musculação durante a noite, tende a sofrer menos com insônia. Entretanto, esse efeito também pode ser contrário e gerar a perda do sono, graças a liberação de endorfina. Se você costuma ir a academia durante a noite, o ideal é esperar de 2 a 3 horas antes de dormir, e aconselha-se que sejam feitos exercícios de respiração e alongamento para relaxar o corpo.

Outra vantagem da atividade física a noite é o tempo. Ao final do dia, as pessoas costumam ter mais tempo para se exercitar e acabam fazendo de maneira mais consistente. Também estão mais alimentadas, o que ajuda no aumento de força.

Consulte um especialista

Que a atividade física faz bem para a saúde todo mundo sabe. Porém, é importante praticar com o aconselhamento de especialistas. Também é de extrema importância unir a prática de atividade física a uma dieta balanceada.

Você sabia que através do plano de saúde, você tem acesso aos melhores especialistas do mercado? Converse com nosso consultor e entenda todas as vantagens!

Se preferir, você pode fazer a simulação do seu plano através do nosso WhatsApp (11) 9 4579-5402

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios