Novo plano da OMS visa eliminar gordura trans até 2023: saiba mais!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), substância é responsável por mais de 500 mil mortes ao ano. Em sua grande maiorias, os óbitos são causados por problemas cardiovasculares, como infartos. “Gordura trans é uma substância química desnecessária, que mata, e não há razão para que pessoas ao redor do mundo continuem expostas a ela”, afirma Dr. Tom Friede, CEO e Presidente da Resolve to Save Lives, parceira da OMS.

 

SAIBA PORQUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE EM 2018!

Plano REPLACE – Fim da gordura Trans até 2023!

REPLACE  é um pacote de seis iniciativas a serem adotadas a fim de eliminar a gordura trans de alimentos, em especial, os industrializados. São elas:

  • REview: rever e analisar as fontes de gorduras trans produzidas industrialmente, e o panorama necessário para a mudança das políticas;
  • Promote: promover a substituição de gorduras trans por gorduras mais saudáveis;
  • Legislate: aumentar a legislação quanto à regulação da eliminação das gorduras trans produzidas industrialmente;
  • Assess: monitorar o conteúdo dessas gorduras em alimentos, além dos hábitos alimentares de consumo desses alimentos;
  • Create: alertar e promover a conscientização sobre os impactos negativos à saúde causados pelas gorduras trans para políticos, produtores, vendedores, o público em geral;
  • Enforce: reforço das regulações e políticas contra essas gorduras.

Segundo a OMS, ao seguir esse compilado ações estratégicas, o prazo para o fim da utilização de gordura trans é o ano de 2023. Segundo a organização, caso as estratégias seja realmente implantas, poderiam ser salvas uma média de 10 milhões de vidas ao ano.

Não é a primeira vez que a Gordura Trans entra em pauta como questão de política pública. Em 2006, em parceria com a organização Vital Strategies, a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, baniu completamente a utilização dessa gordura. Essa foi a primeira proibição municipal relacionada à gordura trans no mundo. Já a Dinamarca foi o primeiro país a abolir a gordura trans de seus cardápios. Após pesquisas, constatou-se que essa mudança salvou, em média, 14 vidas a cada 100 mil no país.

Gordura Trans – O que é e quais são seus perigos

Gorduras Trans são as gorduras que passam, principalmente, por um processo de hidrogenação industrial ou natura. Carnes, ovos e leite podem conter, naturalmente, índices baixos dessa substância. Já no caso da gordura hidrogenada industrialmente, você a encontrará em batata frita e salgadinhos pré fritos/congelados, sorvetes de massa, donuts, bolos e cupcakes, margarina, entre outros. Segundo especialistas da OMS, o total consumido em um dia não deve ultrapassar de 1% de calorias ao dia.

Problemas de Saúde

A gordura trans é uma das maiores vilões de uma vida saudável. Saiba algumas das complicações que ela pode trazer à sua vida:

  • aumento em 21% as chances de uma doença cardíacas, como hipertensão, aumento no colesterol, infarto do miocárdio;
  • aumento também no número de mortes precoces, em 28%;
  • aumenta a produção de substratos que levam à processos inflamatórios;
  • aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas, como diabete, doenças neurológicas, e depressão;
    • auxilia no desenvolvimento da obesidade e doenças atreladas à ela (para saber mais sobre doenças causadas pela obesidade, clique aqui!).