O que é hidradenite supurativa?

hidradenite supurativa

A hidradenite supurativa (HS) é uma doença crônica da pele caracterizada pelo aparecimento de áreas inflamadas, normalmente as axilas e virilhas. Nestas áreas inflamadas é que ocorrem, muitas vezes, lesões dolorosas, nódulos e furúnculos, que surgem não somente onde estão localizadas determinadas glândulas sudoríparas (denominadas glândulas apócrinas), mas também em áreas debaixo da mama, nas nádegas e na parte interna das coxas, em zonas de fricção da pele. A HS não é uma doença infecciosa ou contagiosa. (1,2,3)

Por vezes também denominada “hidrosadenite” ou “acne inversa” pelos dermatologistas, a hidradenite supurativa manifesta-se de diversas formas, que podem variar de pessoa para pessoa. As formas mais leves de hidradenite supurativa podem manifestar-se com o aparecimento de pequenos nódulos, pontos negros ou alguns cistos, ao passo que as pessoas com formas mais graves da doença podem apresentar abcessos repetidos ou múltiplos que, por vezes, liberam pus com um odor desagradável. As lesões provocadas pela hidradenite supurativa podem ser extremamente desconfortáveis e dolorosas e podem prejudicar a qualidade de vida de quem convive com esta doença. (1, 2, 4, 5)

Embora afete a pele, a hidradenite supurativa é uma doença inflamatória, o que significa que está associada a irregularidades no próprio sistema imunológico do organismo. A hidradenite supurativa pode surgir em qualquer idade, mas desenvolve-se mais frequentemente após a puberdade, sendo rara depois dos 55 anos. (1,6,7)

Saiba Mais Sobre Hidradenite

A prevalência global de hidradenite registrada é de cerca de 1 a 4%. (8)

O número de pessoas com a doença pode ser muito superior à estatística, pois a hidradenite não apresenta características específicas. O atraso no diagnóstico é de sete anos, em média, podendo chegar a décadas. (1,8)

Embora nem todos os casos da doença sejam progressivos (ou seja, pode não haver um agravamento da doença ao longo do tempo), alguns casos de hidradenite supurativa podem ser recorrentes e tornar-se muito graves se não forem devidamente tratados. Neste âmbito, é importante um diagnóstico e tratamento corretos da doença o mais cedo possível. Para as pessoas que têm hidradenite supurativa, o primeiro passo será consultar-se com um dermatologista de forma a garantir um diagnóstico exato.

O Plano de Saúde e a Hidradenite Supurativa

A Hidradenite é uma doença coberta pelo RoI, saiba valores de planos que cobrem a especialidade necessárias para seu tratamento.

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios