Osteopatia para o Tratamento da Enxaqueca e do Bruxismo

Osteopatia

A osteopatia pode tratar e obter a cura para o Bruxismo e as dores de cabeça, corrigindo a Disfunção Temporomandibular

O que é a osteopatia

A osteopatia utiliza uma abordagem de cuidados médicos que trata e previne vários problemas de saúde através de um diagnóstico diferenciado, sem o auxílio de medicamentos ou cirurgia. Sua teoria e prática consideram o paciente como o centro do tratamento, ao invés de se direcionarem para a doença. O diagnóstico, a partir da primeira consulta, é feito através de uma avaliação detalhada do paciente, complementada por vários exames de imagem, para o estabelecimento de um diagnóstico correto.

A osteopatia é uma especialização da fisioterapia, que trata diversas disfunções de saúde através da Terapia Manual Osteopática. O criador do tratamento osteopático foi o médico americano Andrew Taylor Still, no século XIX, durante o período da guerra civil americana. Observando e investigando patologias e sintomas ele chegou a estabelecer a correlação entre causas e seus efeitos.

A Osteopatia é exercida pelo Osteopata, que precisa ter formação acadêmica superior e treinamento clínico específico. A especialidade utiliza diversas técnicas terapêuticas manuais, principalmente centradas na manipulação de ossos, músculos e articulações, o sistema musculoesquelético, para conseguir a cura das doenças.

A osteopatia é considerada um tipo de medicina alternativa ou não convencional. Seus princípios fundamentais são diferentes da medicina convencional. A abordagem de saúde que utiliza é holística, ou seja, considera o paciente como um todo e não apenas seus sintomas patológicos localizados.

Segundo a osteopatia, o corpo possui uma capacidade de recuperação que pode ser aumentada pela estimulação das articulações. A maior parte dos tratamentos se dedica a tratar problemas de dores no pescoço, costas e outras articulações.

Dor de cabeça e suas causas

São muitos os tipos de dor de cabeça e estima-se que, somente no Brasil, 63 milhões de pessoas sofram com dor de cabeça. A proporção de mulheres que sofre com esse problema é muito maior que a dos homens, chegando a ser três vezes mais.

Existem quase 150 tipos de dor de cabeça catalogados, mais as principais são:

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

– dor de cabeça tensional

– a enxaqueca

– dor de cabeça crônica diária.

As causas da dor de cabeça em geral são:

ansiedade

depressão

problemas do sono

estresse

má alimentação

– sedentarismo

– excesso de analgésicos

Dor de cabeça do tipo tensional

Esse tipo de dor de cabeça se relacional com os músculos do pescoço e da cabeça, que alteram a quantidade de sangue que chega ao crânio, reduzindo o seu fluxo. Também pode ser produzida pela exaustão de um dia de muito trabalho ou falta de sono. Outras causas da dor de cabeça tensional são:

– consumo de álcool

– consumo de excesso de cafeína ou também falta de cafeína

– gripe ou resfriado

– cansaço dos olhos

– fumo

– esforço excessivo

– congestão nasal

– sinusite

– problemas odontológicos, como o bruxismo

Os sintomas podem ser de uma pressão constante, como uma faixa apertada em torno da cabeça, ou uma dor espalhada, que não se reduz a apenas um lado ou um local. A dor pode ser sentida mais nas têmporas, no couro cabeludo, na nuca e até nos ombros.

A dor de cabeça do tipo Enxaqueca

A enxaqueca é caracterizada por uma dor pulsátil, de um lado apenas da cabeça, muitas vezes acompanhada de vômito, formigamento das mãos, náusea, aversão a barulho, luz e odores fortes.

Muitas mulheres são acometidas da enxaqueca menstrual, que é provocada pela queda nos níveis do estrógeno que ocorre durante a menstruação.

Dor de cabeça crônica diária

O paciente tem crises em mais da metade dos dias do mês. Os sintomas podem ser semelhantes à dor de cabeça tensional, mas também da enxaqueca.

A frequência da falta de um sono reparador pode transformar a dor de cabeça em dor crônica. A insônia provoca baixos níveis de melatonina, que é o hormônio do sono. A melatonina evita o aparecimento da dor, principalmente da enxaqueca, favorecendo a síntese de analgésicos naturais.

Tratamento osteopático da dor de cabeça

A abordagem osteopática, que entende que todos os sistemas do corpo estão integrados, analisa as causas da dor de cabeça como originárias de um sistema, buscando a auto-cura do organismo e estimulando a produção de elementos de cura, de acordo com o paciente. A cura acontece quando o local do sofrimento recebe a quantidade de sangue necessária, com nutrientes de qualidade.A osteopatia considera que as dores de cabeça são sintomas de uma série de desequilíbrios do organismo, além de poder ser consequência de traumas como quedas, pancadas, acidentes de automóvel e alterações na configuração dos ossos do crânio ou cirurgias.

O tratamento osteopático é baseado principalmente em uma boa anamnese e num bom exame clínico, o que só se consegue com o toque das mãos.

O osteopata trabalha os músculos cranianos e da região cervical, realiza manipulações vertebrais do tórax e da cervical, mobilizações e manipulação arterial e neural. As contraturas musculares modificam a circulação sanguínea e na região cervical podem alterar as funções cerebrais pela redução do oxigênio e da glicose. Por esse motivo, o osteopata realiza as mobilizações e manipulações que vão reduzir os bloqueios vertebrais.

O tratamento osteopático da dor de cabeça também considera a relação direta com o sistema digestivo, através do nervo vago e das fáscias. Outros órgãos podem estar também relacionados com a dor de cabeça, como o fígado e nas mulheres, os ovários.

Dores de cabeça constantes podem alterar a densidade dos tecidos internos do crânio, impedindo seus movimentos. Com o tratamento osteopático, que destaca a importância da influência da ansiedade, estresse e depressão nas crises de dor de cabeça, o paciente se sente melhor desde a primeira sessão.

Osteopatia no tratamento do Bruxismo

O tratamento do Bruxismo pela Osteopatia faz parte de um conjunto de procedimentos relacionados com a Articulação Temporomandibular – ATM, que quando apresenta uma disfunção pode causar dores e vários problemas de saúde, como o Bruxismo, além de dores de cabeça e zumbido no ouvido. A osteopatia vem se mostrando muito eficaz para o tratamento dessas disfunções.

A disfunção da Articulação Temporomandibular, pode ser responsável não só por dores, mas por outras limitações, como dificuldade de mastigação e deglutição, perda de dentes, tonturas, além de dor na face e na cabeça. Isto porque a ATM se relaciona com o crânio e a coluna cervical. As dores com origem na ATM podem ser confundidas com dores de cabeça ou enxaquecas.

Depois que o osteopata realiza um diagnóstico detalhado, começa o tratamento da ATM, que destina-se a normalizar a articulação, incluindo o tratamento dos músculos mastigatórios e da face e os tecidos afetados, até restabelecer o equilíbrio da fisiologia da região.

Se você sofre de zumbido ou dor no ouvido, dores de cabeça ou no pescoço, ranger dos dentes durante o sono, pode estar com uma Disfunção Temporomandibular. Esses problemas são tratáveis e com a osteopatia eles podem ser eliminados. O diagnóstico poderá investigar todos os sintomas decorrentes dessa disfunção e conseguir a melhora.

A osteopatia no tratamento da Disfunção Temporomandibular pode tratar e obter a cura:

– Bruxismo – o apertar e ranger os dentes

– Colaborar no tratamento ortodôntico

– Correção da mandíbula, abrindo e fechando

– Dor na boca, face e pescoço

– Dor miofacial

– Traumas

– Tratamento pré e pós-cirúrgico

– Neuralgia

– Dor de cabeça e enxaqueca

Simule um Plano de Saúde

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online!

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3090-7096

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso