Obrigatoriedade do Teste de Oximetria de Pulso nos Hospitais

teste de oximetria

Obrigatoriedade do teste de Oximetria de Pulso no Estado de São Paulo.

A Oximetria de Pulso,  também conhecido como (Teste do Coraçãozinho) é simples e indolor. O exame é importante para ajudar a identificar doenças no coração.

O Teste de oximetria de pulso é muito bom  para obter um diagnóstico mais rápido ao detectar qualquer doença cardíaca.  Se a medição da saturação de oxigênio for maior ou igual a 95%, o bebê é considerado normal. Caso seja inferior a 95% é necessário acompanhamento médico antes de obter alta.

Segundo a Coord. de Saúde da Criança e do adolescente Athenê Moura – Esse teste já era de obrigatoriedade em toda rede municipal. E agora é obrigatório em todos os Hospitais e Maternidades de São Paulo.

O Teste é importante pois ao identificar qualquer anormalidade, nas primeiras 24-48 horas de vida.  o Hospital já pode tomar as devidas providências para iniciar o tratamento, além de orientar os pais sobre cuidados que se devam ter para tratar o bebê.

Quanto mais rápido obter o diagnóstico da doença é melhor para o tratamento, a cirurgia pode ser realizada desde bebê e evita problemas graves.

Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), de 6 a 8 em cada 1.000 crianças que nascem, apresentam algum tipo de cardiopatia congênita,  e necessitam de cuidados médicos específicos.

Benefícios do teste de Oximetria de Pulso:

  • A fazer o teste, os bebês só podem ter alta se não houver nenhum problema cardíaco. Dessa maneira garante a segurança da saúde do bebês no primeiros dias de vida.
  • Caso o bebê seja diagnosticado com alguma doença cardíaca, ele receberá os tratamentos necessários antes de sair da maternidade.
  • Tranquilidade para os pais.

Simulador de Planos de Saúde

Faça uma simulação de planos de saúde gratuita sem compromisso e veja como garantir a saúde do seu filho.

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios