Plano de Saúde por Adesão: Como Contratar?

Plano de Saúde por Adesão

Hoje existem diferentes modelos de planos de saúde, os individuais e também os coletivos, a seguir falaremos como contratar um plano de saúde por adesão.

Ser segurado por um plano de saúde nos dias de hoje é algo mais do que fundamental e necessário, uma vez que o SUS – Sistema Único de Saúde não é confiável, segundo 60% dos brasileiros, além da medicina particular alcançar cifras absurdas e caras para serem pagas pela maioria dos trabalhadores brasileiras.  Sendo assim, ter a segurança fornecida por um plano de saúde é certamente a melhor forma de ter acesso rápido e fácil à saúde de qualidade.

O plano de saúde por adesão nada mais é do que um plano coletivo

O plano de saúde por adesão é um plano coletivo, ou seja, onde muitas pessoas se juntam para poder usufruírem dos benefícios fornecidos pela operadora de saúde. Atualmente existem dois modelos de planos de saúde coletivo, são eles:

  • Plano de saúde coletivo empresarial
  • Plano de saúde por adesão

O plano de saúde coletivo empresarial presta assistência média aos funcionários de uma determinada empresa contratante. Isso só é possível devido ao vínculo empregatício gerado entre o empregador e o empregado.

O plano de saúde por adesão é contratado por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou então setorial – nessa definição se encaixam os conselhos profissionais, sindicatos e demais associações.

Na modalidade de plano de saúde por adesão o serviço é oferecido por uma pessoa jurídica para um determinado grupo de pessoas. Com o contrato firmado entre as partes todos os segurados se tornam titulares e podem ter acesso aos serviços de assistência médica e demais coberturas oferecidas pelo plano de saúde que foi oferecido/contratado.

Mas afinal, como contratar um plano de saúde por adesão?

A contratação de um plano de saúde por adesão é simples e fácil de ser feita. O futuro segurado precisa apenas estar inserido em alguma entidade profissional, como conselho da profissão, empresa, sindicato ou então qualquer outra associação profissional. Estando inserido, basta ele tomar conhecimento sobre a existência do plano de saúde e pedir sua inserção no mesmo.

Benefícios do plano de saúde por adesão

Os benefícios de um plano de saúde por adesão são inúmeros, dentre os principais podemos citar:

  • Valores: As tarifas do plano de saúde por adesão podem ser até 50% mais barata que as dos planos de saúde convencionais;
  • Período de carência: por ser composta por muitas pessoas, os períodos de carência muitas vezes são menores que os dos planos convencionais ou então nem existem;
  • Vencimento: O vencimento do plano por adesão possui data programada e variada, podendo ser escolhida pelo contratante entre os dias 5 e 20 de cada mês;
  • Reajuste: O reajuste ocorre em um mês específico, geralmente escolhido pelo contratante.

A utilização de um plano de saúde por adesão é a mesma de um plano de saúde individual/familiar. O usuário tem direito a consultas, realização de exames, internações, cirurgias e demais procedimentos oferecidos pelo plano que foi contratado.

Se você faz parte de algum conselho profissional e/ou sindicato e não possui um plano de saúde entre em contato com esses órgãos e questione-os sobre a existência de um plano por adesão. Caso haja um plano não perca tempo e contrate-o mais rápido possível. Caso não haja um plano, entre em contato com os superiores responsáveis e questione sobre a possibilidade de contratação de um plano por adesão. Ter um plano de saúde nos dias de hoje é sinônimo de segurança e tranquilidade.

Simule um Plano de Saúde por Adesão

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios