Retenção de líquido: alimentos para combatê-la

Retenção de líquido

Quando nos sentimos inchadas, é normal nos sentirmos cansados, indispostos e o mal estar acaba virando um companheiro constante. Esse inchaço, muitas vezes é causado pela retenção de líquido, que é causada devido uma má alimentação.

Existem alguns alimentos que te ajudam a combater esse inchaço, diminuindo a quantidade de líquidos retidos no corpo. Abaixo listaremos alguns dos principais alimentos e bebidas que consumidos regularmente te ajudarão com a retenção.

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Alimentos que ajudam a evitar a retenção de líquido

Cereais

Ricos em proteínas, os cereais ajudam a fornecer energia e auxiliam na estabilização dos níveis de estrogênio, que contribui para diminuir a retenção de líquido no corpo. Exemplos de cereais que podem ser consumidos são as nozes e a aveia.

Chá de hibisco

Auxilia na queima de gordura corporal, o chá de hibisco facilita a digestão e regulariza o intestino, ajuda a combater a retenção de líquido.

Chá amarelo

O chá amarelo possui um alto teor de ácido gálico, substância que protege o fígado contra os efeitos nocivos das toxinas, normalmente esta presente em alguns alimentos. Ele também contribui para a aceleração do metabolismo.

Frutas

As frutas também auxiliam a combater o inchaço e a retenção. Entre as principais destacam-se a melancia, abacaxi e a pera, devido a quantidade de água presente nelas.

Verduras

Assim como as frutas, as verduras também ajudam a amenizar o inchaço do corpo e tem efeito diurético, também auxiliam na circulação. Entre as principais destacam-se a rúcula, agrião e almeirão.

Fibras

Quando aliadas ao consumo de líquidos, as fibras ajudam a regularizar o intestino e combate o inchaço. Fique atento quanto a ingestão de fibras, pois quando ingeridas em excesso, pode causar efeito contrário.

Evite o sódio

Esteja atento aos alimentos que não devem ser utilizados para evitar a retenção. O sódio segura a água no corpo, logo, os alimentos ricos em sódio são responsáveis por promover uma sensação de inchaço. Sopas, macarrão instantâneo, embutidos e alimentos em conserva são alguns exemplos de alimentos a serem evitados.

Água

Apesar de ser controverso, a ingestão de água é essencial para eliminar a retenção de liquido. A falta de ingestão de água, pode acabar desregulando o organismo, fazendo com que ele fique desregulado.

A água é a aliada mais importante no combate ao inchaço e a retenção. A água estimula o funcionamento dos rins, órgão responsável por eliminar as toxinas do organismo, diminuindo o inchaço corporal.

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