Sintomas de Anemia

Conheça os Sintomas de Anemia | Valor de Planos de Saúde

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a anemia ocorre quando a hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. Os sintomas de anemia podem aparecer devido a deficiência de nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

A anemia mais comum é a anemia ferropiva, desencadeada por deficiência de ferro, que é muito mais comum do que as demais. Estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro. O ferro é um dos demais nutrientes essenciais para a saúde e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Seu plano de saúde está muito caro? Faça simulação de todos os planos aqui.

Sintomas de Anemia

Fadiga

Sensação de cansaço excessivo ou inexplicável falta na sua energia é um dos sintomas mais comuns de que está sofrendo de anemia. Também pode ser identificada como sonolência fora de hora e sem razão que explique.

Taquicardia

Pode ocorrer o aumento da frequência cardíaca, em repouso. É normal que a frequência cardíaca aumento quando fazemos um grande esforço, execício ou quando estamos com febre, por exemplo. Mas, a taquicardia em repouso não é normal, e pode ser derivada de anemia, já que nesse caso o organismo tem que se esforçar mais para oxigenar o cérebro.

Queimação na língua e mucosas

Ocorre inflamação de toda a língua, nomeada por glossite, sintoma derivado da anemia, a pessoa sentirá queimação, desconforto, dificuldades de engolir qualquer alimento. É possível sentir desconforto em outras regiões mucosas, como a anal, vaginal, ocular, estas ficam esbranquiçadas.

Palidez e falta de viço na pele

São características de pessoas anêmicas pois indica que á problemas de circulação sanguínea, que também são resultados pela anemia.

Boca seca

É um sintoma de anemia comum quando o nosso organismo sente a carência de ferro. Além disso, a boca começa a apresentar feridas e rachaduras nos lábios e cantos.

Dificuldades respiratórias

A dificuldade de respirar é um indicativo de anemia severa, especialmente em crianças.

Caso você observe algum desses sintomas em você ou em qualquer outra pessoa próxima, é necessário encaminhar ao medico, para que assim realize exames correspondentes e o médico prescreva suplementos ou medicações necessárias para o tratamento. Sem cuidados, a anemia pode matar.

Veja também

Comentarios