Como evitar a Sonolência Após o Almoço ?

Causas da Sonolência Após o Almoço

O primeiro passo é entender as causas sonolência após o Almoço. Um fator importante é a digestão. A sonolência aparece, pois a comida do almoço desvia o sangue do cérebro para ajudar a digerir o alimento. O corpo também libera um pouco de hormônio melatonina após o almoço, que é o mesmo que ajuda a adormecer de noite.

Horas de Sono

Outro fator que ajuda na sonolência, é a quantidade de horas dormidas durante a noite. Os adultos precisam dormir aproximadamente de 7 a 8 horas por noite, para um melhor desempenho. Por isso é essencial regular o horário que você irá dormir, para dormir a quantidade de horas necessárias.

Dieta Pobre

Embora seja normal nossa energia diminuir após o almoço, uma dieta inadequada fraca em nutrientes pode piorar a sonolência.

O segundo passo é mudar os hábitos alimentares para evitar a sonolência. Nunca pule seu café da manhã, ele vai ditar a energia que você terá ao longo do dia. Opte sempre por escolhas saudáveis como pães integrais, frutas e iogurtes.

Evite comer em fast food, pois esse tipo de alimento é rico em gorduras, sais, açucares, conservantes e intensificadores de sabor, ou seja, alimentos ricos em calorias porem sem nutrientes. Dê preferência a grãos integrais. Evite doces, massas, e coisas assadas, pois esses alimentos por terem muita farinha e açúcar induzem a sonolência. Em vez de escolher comida processada, de preferência por vegetais, grãos integrais e proteínas magras.

Reeducação Alimentar

Outra dica é comer menos quantidade de alimento, porém mais vezes ao dia. Uma refeição muito grande exige esforço para digerir, isso causa uma maior sensação de cansaço. Troque comer muito no almoço, com pequenos lanches no meio da manhã e da tarde, assim você obterá todas as calorias necessárias para seu dia. O ideal é comer de 3 em 3 horas.

E o último passo é tomar outras medidas que derrotem a sonolência de tarde.

Bebibas Alcoólicas

Evite almoçar tomando bebidas alcoólicas, embora pareçam uma boa ideia durante aquele dia estressante, o álcool é um sedativo e apenas um copo faz com que você se sinta cansado o dia inteiro.

Cafeína

Reduzir a ingestão de cafeínas após o almoço também é uma boa pratica, embora seja conhecida por aumentar a energia, quando o efeito da cafeína começa a diminuir, a pessoa tende a ingerir mais doses. Essa necessidade de ingestão de cafeína, pode indicar que você está criando uma dependência por cafeína.

Não fique Parado

Procure se movimentar depois do almoço, caminhe alguns quarteirões, suba de escadas no lugar do elevador, exercícios leves ajudam na digestão e afastam a sonolência.

Ajuda Especializada

Caso esteja sofrendo de sonolência excessiva, procure um médico. Existem alguns fatores que podem causar sonolência, como deficiência de ferro ou de outros nutrientes, resistência á insulina ou diabetes, hipoglicemia ou outros problemas médicos. O diagnóstico e o tratamento, somente um médico poderá fazer. Preencha o formulário abaixo e tenha acesso aos melhore profissionais do mercado

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios