Trasmontano Saúde

plano de saúde trasmontano

Conheça a história do planos Trasmontano Saúde:

Trasmontado é o nome dado a quem nasce em Trás-dos-montes, província da região Norte de Portugal. A exemplo de outras regiões do portuguesas e também da Europa, Trás-dos-montes perdeu boa parte da população no início do século passado que saia em busca de novos horizontes por conseqüência do pós-guerra, que deixou no abismo social e econômico muitos dos países do chamado velho mundo.

A Chega no Brasil

O Brasil foi um dos destinos escolhidos por milhares destes imigrantes europeus. De Trás-dos-montes vieram portugueses que tinham na bagagem muita garra e desejo de vitória, além de larga experiência na produção agrícola, uma das âncoras econômicas do Brasil naquela época. Por aqui, os trasmontamos procuraram permanecer unidos como estratégia de força para que pudessem vencer em um ambiente desconhecido.

Não demorou muito, para que estes portugueses recém-chegados ao Brasil tivessem a ideia de criar uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, para garantir atendimento de saúde de qualidade, inicialmente, apenas à própria colônia de imigrantes. Assim, em 28 de maio de 1932, nasceu o Centro Trasmontano de São Paulo, em um espaço gentilmente cedido, na rua Roberto Simonsen, no centro da cidade de São Paulo.

Primeira Diretoria: Trasmontano

A primeira diretoria, formada por cinco membros, foi presidida por Alípio Fernandes. Uma sede independente, ainda alugada, logo passou a funcionar na rua 7 de Abril. Em 1938, o imóvel no número 294 da rua Tabatinguera, no centro da cidade de São Paulo, foi adquirido para abrigar, definitivamente, a sede da entidade. Isto foi possível, graças ao trabalho árduo dos associados que se empenhavam pessoalmente em tarefas de arrecadação de fundos, realização de eventos e na ampliação do quadro de sócios, para que a entidade ganhasse consistência.

Até 1950 foram atraídos cerca de dez mil sócios, com atendimento na capital, região do ABC e Baixada Santista. No início, eram aceitos apenas homens portugueses. Anos depois, o plano de saúde foi aberto aos familiares dos associados e, em 1942, em nova fase de abertura do quadro associativo, foi oferecido à sociedade em geral, desde que o interessado fosse indicado por um membro do Trasmontano.

Primeiro Período

No período de 1936 a 1937, o Centro Trasmontano figurou como o plano de saúde com os melhores médicos e hospitais de São Paulo. Mas naquela época, o governo brasileiro também passou a oferecer um excelente atendimento médico-hospitalar gratuito à população, passando a ser um forte concorrente das empresas administradoras de planos de assistência médica, ficando o mercado estagnado por longos anos.

Em meados da década de 80, período em que o setor já estava consolidado e o ambiente político-econômico era amplamente favorável , O Trasmontano colocou em prática um agressivo plano de expansão que deu início a seu atual posicionamento.

Por quase 10 anos, a Trasmontano viveu um ritmo de crescimento tão vertiginoso quanto temeroso para sua solidez financeira. Isto porque, o modelo de expansão adotado não era suficientemente sustentável.

Segundo Período

E novamente, a garra herdada de nossos precursores de Tras-dos-montes impulsionou alguns diretores e colaboradores a colocar em prática uma força-tarefa que teve por objetivo estancar todos focos de perda que afetavam a entidade e, junto com um time de fiéis colaboradores, colocou a Trasmontano novamente na rota do crescimento fundamentado na transparência de gestão e no compromisso com os milhares de associados e inúmeros parceiros.

A força de uma marca respeitada somada aos esforços exibidos neste recente passado de luta garantiu a plena recuperação administrativa da Trasmontano, com direito à expansão do patrimônio com a importante aquisição do hospital IGESP e ainda permitiram transformar em orgulho os 84 anos de história deste exemplo de empreendedorismo português.

Simule Agora um Plano de Saúde Trasmontano

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios