Vacina contra febre amarela: vírus se alastra e SP vai fracionar a vacina

Vacina contra febre amarela

O Estado de São Paulo terá que aplicar doses fracionadas da vacina contra febre amarela no próximo mês. Essa atitude deve ser seguida pelos estados do Rio de Janeiro e Bahia. Tal medida se deve após a constatação de que a circulação do vírus se alastrou e ameaça regiões que até então, eram consideradas livres da doença.

Pensando nisso, para não faltar o imunizante para a população, a ideia é dividir as doses. Entre as regiões que entraram para o planejamento, está o litoral norte paulista. Contudo, a dose fracionada será mais fraca do que a dose oferecida atualmente. Sua proteção será até 9 anos, enquanto a atual protege durante toda a vida.

Como funciona a vacina contra febre amarela

Desde abril do ano passado, o Brasil começou com a campanha de vacinação, com dose integral, necessária apenas uma única vez. Apesar de ter limite máximo de nove anos, a nova estratégia ganhou força depois de realizados estudos da Comissão Nacional de Imunização, mudaram o entendimento de que a duração seria de apenas um ano. Essa estratégia já foi utilizada em outros países, com o aval da OMS.

Justificativa

O objetivo é fazer com que o máximo possível de pessoas sejam imunizadas. A intenção é vacinar toda a população do Estado até o final do ano. Em São Paulo, 69% dos municípios não atingiram a meta de vacinar 95% da população.

Entre julho de 2016 e junho de 2017, o Brasil registrou o maior surto de febre amarela da história, que afetou principalmente a região Sudeste do país. Neste período, foram registrados 779 casos em humanos e 262 mortes. Desde Julho, foram 330 casos e uma morte.

A vacinação da dose integral será mantida, porém só será realizada em casos específicos. Ela será aplicada, em pessoas que viajarão para países onde é exigido o certificado da vacina contra febre amarela e em ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de São Paulo, onde as equipes percorrem os locais onde há matas nativas, e oferecem a vacinação de casa em casa.

FAÇA AGORA MESMO UMA SIMULAÇÃO DE PLANO DE SAÚDE

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135-5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso
[/vc_column][/vc_row]

Veja também

Comentarios