Vitamina C – Principal Antioxidante Contra os Radicais Livres

vitamina c

A Vitamina C, assim como inúmeros outros nutrientes, ajuda a formar o nosso sistema imunológico, mas é necessário cuidado. Assim como tudo na vida, consumir mais Vitamina C do que o corpo necessita pode trazer uma série de inconvenientes.

O que é a Vitamina C?

A Vitamina C é um poderoso antioxidante natural, que ajuda no combate à formação dos radicais livres no organismo. A vitamina também ajuda as células do organismo a crescer e permanecer sadias, além de combater infecções, atuar na absorção do ferro, reduzir o nível de triglicerídeos e de colesterol e também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Absorção pelo Organismo

O que poucas pessoas sabem é que o organismo só consegue absorver de 300mg a 500mg  da vitamina por vez. Portanto, se você toma o comprimidos efervescentes inteiros, em uma única dose, você vai perder de 500mg a 700mg do que você ingeriu.

Benefícios

  • Em virtude de suas funções antioxidantes, a vitamina C trabalha contra o acúmulo de colesterol nas artérias, de modo que a arteriosclerose e a hipertensão arterial são evitadas ou aliviadas por níveis saudáveis. Essa propriedade diminui dramaticamente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido infarto do miocárdio.
  • Os olhos são estruturas severamente atacadas pelos radicais livres em virtude de sua constante e intensa exposição à luz. Nesse sentido, são especialmente beneficiados pela proteção da vitamina C, cujas propriedades antioxidantes evitam doenças como a catarata.
  • As funções antioxidantes também trabalham em favor da beleza, combatendo efeitos indesejáveis do envelhecimento sobretudo na pele. Ela é capaz de aumentar a produção de colágeno, e ainda é responsável pela produção de proteínas importantes para o cabelo e para as unhas.
  • O efeito mais conhecido da vitamina C não pode deixar de ser mencionado. Mesmo que ela não seja uma substância mágica que previne totalmente doenças como a gripe, suas funções na manutenção de um sistema imunológico forte são importantíssimas.É importante notar, porém, que apesar de ajudar a aliviar os sintomas de gripe ou resfriado, o benefício para o sistema imunológico ocorre mais significativamente a longo prazo, com o consumo regular de níveis ideais da vitamina.

Deficiência da Vitamina no Organismo

Os primeiros sintomas notáveis são fraqueza muscular e progressiva anemia, uma vez que a vitamina C é importante para a absorção do ferro. Esses sintomas são acompanhados por um enfraquecimento geral no sistema imunológico, de modo que doenças como gripes e resfriados passam a ser frequentes e com sintomas mais severos. Efeitos estéticos são notáveis nos cabelos, que se tornam secos e quebradiços, e na pele, que pode se tornar extremamente seca e apresentar rachaduras.

Mantenha-se Saudável

Provavelmente a Vitamina C está bastante presente na sua vida, mas é importante visitar seu médico regularmente, preencha o formulário e conheça os melhores planos de saúde

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135-5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso

Veja também

Comentarios