Como escolher o plano de saúde ideal para você

plano de saúde ideal para você

Hoje em dia ter um plano de saúde ideal para você se torna cada vez mais importante. Depender do atendimento precário do serviço público é muito arriscado e desembolsar uma enorme quantia para arcar com os custos altos de hospitais particulares, laboratórios e consultórios médicos em um momento de emergência não é o ideal para quem está buscando solucionar um problema tão sério como os problemas de saúde.

Por outro lado, ter um plano de saúde exige muito cuidado por parte do contratante, tanto no aspecto financeiro quanto no burocrático. Para não ter dores de cabeça em um momento de emergência, o ideal é se informar e pesquisar. Aqui vão algumas dicas para contratar um plano de saúde ideal que não comprometa sua renda mensal ou lhe deixe na mão quando chegar o momento de fazer uso dos serviços:

O plano de saúde ideal para você começa pela pontuação da empresa no site da ANS

Você pode consultar o site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regulamenta as atividades das operadoras da saúde, para verificar o Índice de Desenvolvimento em Saúde Suplementar (IDSS) de determinada empresa.

O IDSS classifica as empresas de acordo com quatro indicadores: estrutura de assistência da operadora, satisfação dos consumidores, a situação econômico-financeira da operadora e a atenção à saúde, que consiste no investimento na saúde preventiva de seus clientes.

Esses indicadores seguem critérios bastante rígidos determinados pela ANS e compravam se as operadoras estão atendendo a eles. As notas variam de 0 a 1 e quanto maior a pontuação significa que ela está atendendo melhor aos critérios.

No site da ANS você também pode consultar as informações sobre serviços que devem ser prestados pelas operadoras no âmbito da lei. E se o consumidor quiser saber a opinião e o que gera reclamação por parte de outros usuários também tem acesso ao índice de reclamações dos clientes, organizado de acordo com o tipo de reclamação. Isso permite identificar quais são os principais problemas de uma determinada operadora.

Além da consulta pela internet, o consumidor também pode ter acesso à ANS pelo telefone 0800-7019656.

Planos coletivos

Se a empresa que você trabalha oferece seguro de saúde corporativo aos funcionários, isso pode ser uma ótima opção para ter segurança e economizar. Os planos coletivos, empresariais ou não, são mais baratos que os individuais.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Isso acontece porque os planos individuais têm uma forma de atendimento mais especializada, enquanto que nos planos de saúde coletivos empresariais, a empresa determina o modelo do produto. Além disso, por ter um número maior de pessoas fazendo a adesão o valor cobrado tende a cair, sendo esse outros grande atrativo.

Mesmo comparando dois planos, um individual e o outro coletivo, é bem provável que o coletivo seja mais econômico. Se você trabalha em uma empresa que não oferecem esse benefício aos funcionários, você pode procurar a sua entidade de classe, como sindicato e associações pesquisar sobre os planos de saúde.

Rede de Atendimento

Antes de contratar um plano de saúde ideal, verifique a rede de atendimento. Veja se você vai conseguir ser atendido nas localidades que você prefere, perto de sua casa ou trabalho, e ainda, se o plano tem com uma rede própria para consultas e exames. Você pode questionar também se o plano cobre consultas e exames em outras localidades, caso você precise viajar ou passar um tempo fora da sua cidade a trabalho.

A área de atendimento deve constar na discriminação da abrangência do plano, porém para conseguir verificar os profissionais credenciados e locais que prestam esse tipo de atendimento é sempre bom consultar o guia médico. Nele se consegue saber com exatidão todos os pontos, porém é preciso ficar atento porque esses locais podem sofrer alterações.

Assim, sabendo tudo de antemão você não será pego desprevenido quando precisar de serviços médico-hospitalares e não ser atendido porque o seguro não cobre a consulta ou a emergência naquele local.

Agilidade do atendimento

Na hora de ser atendido em uma emergência ou em um exame demorado ou que exija preparação como jejum, ninguém quer ter imprevistos. Por isso, cheque sempre antes se a operadora de saúde autoriza o atendimento rapidamente em hospitais ou clínicas que não sejam de sua rede ou se exigem autorização prévia para fazer algum procedimento ou exame. Exames de imagem, partos e cirurgias sempre requerem autorização, por isso se informe e esteja preparado na hora de buscar atendimento.

Outro ponto importante é verificar se existe uma fila de espera muito grande para ser atendido, isso porque os planos que contam com pouco profissionais credenciados, a espera para realizar uma consulta pode ser o prazo máximo estabelecido pela ANS. Então questione o prazo médio para ser atendido em cada situação.

Cobertura obrigatória do Plano de Saúde Ideal para Você

As empresas de plano de saúde ideal para você são obrigadas por lei a oferecer alguns tipos de coberturas. Um exemplo de obrigatoriedade é o plano ambulatório-hospitalar. Fique atento também às doenças da lista CID-10 da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa lista é constantemente atualizada e por lei, todas as doenças inclusas nessa lista têm cobertura obrigatória.

Essa cobertura pode variar de acordo com o plano escolhidos, mas de acordo com a sua segmentação existem procedimentos mínimos, esses podem ser consultados no rol de procedimentos no site da ANS. Porém, fica a critério das operadoras disponibilizarem outras coberturas adicionais, desde que as mínimas estejam disponíveis.

Adotando essas medidas antes de contratar um plano de saúde ideal para você vai ficar muito mais fácil evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Simule Agora um Plano de Saúde Ideal para Você

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios