Como cancelar o plano de saúde

cancelar o plano de saúde

Saiba seus direitos ao cancelar o plano de saúde e como efetuar o cancelamento de maneira segura e evitando cobranças indevidas. 

Você contratou um plano de saúde e, com um tempo de uso viu que ele não atendeu suas expectativas, chegou a hora de cancelar. Mas antes disso, é importante checar se é possível cancelar o plano de saúde antes do término do contrato. Assim como em qualquer outro serviço, se você não está satisfeito com o que está sendo oferecido, pode cancelar o plano de saúde.

Contudo, não basta apenas uma ligação para a operadora do plano para efetuar o cancelamento, segundo alguns órgãos de defesa do consumidor, é preciso respeitar o tempo de uso do serviço. Esse tempo costuma variar de 12 a 24 meses, dependendo do contrato com a operadora.

Como efetuar o cancelamento de forma segura?

Para efetuar o cancelamento de forma segura, evitando cobranças indevidas, você deve enviar um pedido formal de cancelamento por escrito, em duas vias, preferencialmente o recebimento de uma delas deve ser devidamente protocolado.

 Tempo para cancelamento do plano

O tempo para cancelamento do plano varia de acordo com o tipo de contratação, nos planos individuais, o pedido de cancelamento pode ser feito presencialmente, por telefone ou internet, e a operadora tem até 10 dias úteis para cancelar o benefício.

Já nos planos empresariais, o pedido é feito ao empregador, que tem o prazo máximo de 30 dias para comunica-lo a operadora. Passado esse prazo, o consumidor pode solicitar o cancelamento diretamente para a operadora. Após esse prazo a operadora deve concluir o pedido em até 10 dias úteis.

Cancelar o plano de saúde para contratar outro

Caso queira cancelar o plano de saúde para contratar outro, você pode solicitar a portabilidade para o novo plano. Mas dependendo de quanto tempo você possui o contrato com a sua empresa de plano de saúde, você pode novamente ser submetido a carência, agora no novo plano.

Porém, se você possui dois anos ou mais de contrato com o seu atual plano de saúde, você pode migrar para outro sem precisar passar por nenhum período de carência. Neste caso, você deve solicitar o pedido de portabilidade antes de cancelar o plano de saúde.

Aproveite e faça já uma simulação totalmente gratuita do seu novo plano de saúde.

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios