Como achar um plano de saúde ideal para o seu bolso

plano de saúde ideal para o seu bolso

Ter acesso à um plano de saúde ideal para o seu bolso de qualidade é indispensável em qualquer idade. Para quem não pode pagar por tratamentos caros de saúde, contar com os planos é a melhor alternativa, uma vez que o usuário poderá obter os melhores recursos quando necessitar sem sofrer um abuso financeiro.

No entanto, os planos de saúde também custam dinheiro e, por isso, é importante adotar algumas medidas para economizar o máximo possível. Há dezenas de operadoras de planos de saúde ideal para o seu bolso no país que oferecem serviços e preços variados, possibilitando assim que os usuários escolham qual opção é a mais adequada.

Contratar um plano de saúde pode ser caro ou barato, pois tudo depende do serviço e da operadora que for escolhida. Obviamente, os planos de saúde mais caros são mais completos, enquanto que os mais baratos oferecem o básico que o cidadão precisa, como consultas e exames. Entretanto, nem todo mundo necessita de todos os serviços que as operadoras oferecem e, por isso, vale a pena ter um olhar crítico na hora da escolha.

Pesquise as Operadoras de Plano de Saúde Ideal para o Seu Bolso

O primeiro passo para achar um plano de saúde que caiba no seu bolso é através de pesquisa sobre as operadoras. Aqui, no Valor de Planos de Saúde, você tem acesso as melhores seguradoras do país e pode pesquisar cada uma delas de acordo com a sua localidade. Os serviços oferecidos são bem claros nos sites das companhias.

Entretanto, muitas operadoras não revelam o valor diretamente no site, o que faz com que seja necessário entrar em contato com um representante ou mandar um e-mail. Algumas seguradoras enviam os custos por e-mail e, desta forma, você pode anotar os valores para comparar com as outras. Encontrar a operadora com os melhores serviços e mais barata para você é só uma questão de tempo e disposição.

Quais são as suas necessidades?

Antes mesmo de pesquisar qualquer coisa, é importante avaliar as próprias necessidades de saúde. Obviamente, você não pode ter certeza que não terá uma doença grave no futuro e que não vai precisar de um tratamento mais caro. Entretanto, a idade e as condições de saúde atuais são ótimos indicadores das reais necessidades.

Para as pessoas jovens, os planos mais básicos geralmente são suficientes, pois oferecem consultas e exames e em alguns casos até internações. Quem é jovem e tem saúde, provavelmente vai precisar fazer um exame ou outro de rotina ou quando sentir que algo está errado, sem a necessidade de cirurgias e outros tratamentos mais caros.

Entretanto, quem está em uma idade mais avançada, deve pensar nas possibilidades de contrair alguma doença mais grave, pois é muito comum para quem já passou dos 50 ou 60 anos. Nestes casos, vale a pena investir em um plano que tenha uma cobertura maior. No caso de gestantes, é importante pensar no bebê e em um plano que possa atender todas as necessidades do pequeno. Os planos com obstetrícia, no geral, são ideais para as mamães de primeira viagem.

Faça um planejamento

Qualquer coisa na vida precisa de um planejamento, principalmente se for um assunto tão importante quanto a saúde. Sem dúvidas, contratar um plano de saúde ideal para o seu bolso é a forma mais segura e confortável de cuidar de si mesmo, pois só os seguros garantem o melhor atendimento na hora que surgir algum problema.

Na hora de fazer um planejamento, é necessário colocar no papel todas as necessidades, pensando também no futuro. Quando for escolher o plano certo, é importante ter em mente se você pretende ter um filho nos próximos anos ou se tem algum fator genético propenso a alguma doença, por exemplo.

Além de ajudar a fazer um bom negócio, o planejamento também pode evitar que você tenha que cumprir novos períodos de carência posteriores por troca de plano. Quando for contratar um plano de saúde ideal para o seu bolso, tenha certeza de que a escolha feita é a ideal para o momento e também para um futuro próximo.

Dicas:

  • Fique atento nas resoluções da ANS – Agência Nacional de Saúde para saber quais as obrigações das operadoras. Há muitas regras que prevalecem os consumidores e as seguradoras são obrigadas a cumprir, ajude a fiscalizar se está tudo na lei e não permita que os seus direitos sejam violados.
  • No geral, as operadoras são muito responsáveis, tanto com a lei quanto com o contrato estabelecido pelo usuário. Porém, é importante ler o documento e estar atento também às cláusulas, tanto para saber quais as obrigações da empresa quanto para ter noção de quais são os limites do plano.
  • Se você se sentir insatisfeito com o serviço prestado após um tempo, saiba que é possível cancelar facilmente com qualquer seguradora, desde que um documento solicitando o cancelamento seja escrito e assinado. Se você pretender trocar de empresa, é possível fazer um pedido de portabilidade sem precisar passar por tempo de carência novamente.
  • Pague sempre as mensalidades em dia, pois os atrasos podem gerar multas, juros e, no pior dos casos, provocar o cancelamento do contrato por parte da operadora de saúde. Se isso acontecer, você perderá todos os direitos sobre o plano de saúde ideal para o seu bolso contratado.
  • Para quem viaja mais, confira as operadoras que oferecem planos nacionais, assim é possível ser atendido em qualquer hospital do país ou até mesmo no exterior. Quem nunca está no mesmo lugar pode se beneficiar também com as seguradoras que oferecem coberturas maiores e possuem mais hospitais e médicos credenciados.
  • Há diferentes tipos de planos para vários públicos, não só pessoais mas também para a família.
  • Não deixe de conhecer os principais serviços antes de optar por um. Além disso, algumas operadoras disponibilizam só informações básicas sobre os planos no site. Na hora de solicitar um orçamento, solicite também uma descrição detalhada dos serviços que possui interesse para que seja mais fácil fazer a escolha certa.

Simule Agora um Plano de Saúde Ideal para o Seu Bolso

Ter um plano de saúde e economizar é super possível! Fale com um consultor especializado e espere uma proposta do plano de saúde ideal para seu orçamento. Cuidar da saúde vale o investimento! 

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios