Plano de Saúde Popular

Plano de Saúde Popular

A ideia de criar um Plano de Saúde Popular veio do Ministro da Saúde Ricardo Barros, para implementar uma nova opção de plano de saúde com preço mais acessível, o objetivo é reduzir a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, dar maior folga de recursos para financiar o atendimento público. O ministro defende que quanto mais pessoas contratarem planos de saúde, melhor para a saúde do país como um todo.

Visão do Planos de Saúde

As operadoras de saúde defendem a ideia, pois dizem que o modelo atual se tornou caro e, em um momento de crise, o número de usuários tem diminuído. Afirmam que a criação de planos populares é positiva, já que aumenta a possibilidade de serviços disponíveis ao consumidor.

As operadoras  têm sentido o baque da crise financeira. Segundo dados da ANS, o número de beneficiários, que vinha em um crescente nos últimos anos, começou a cair no final de 2014. Entre dezembro daquele ano, quando atingiu o pico de usuários, e junho de 2016, as operadoras perderam 3,8% de seus beneficiários, que agora chegam a pouco mais de 48 milhões de pessoas. O brasileiro paga, em média, cerca de 610 reais por mês (7.320 reais ao ano) em um plano de saúde, segundo relatório da ANS, que considerou a faixa etária dos 44 aos 48 anos para o cálculo. Nesta mesma faixa etária, o custo médio do que o beneficiário utiliza de assistência por ano é de 3.174 reais.

Análise Técnica da Proposta

O grupo, criado por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), deverá realizar estudos e elaborar documentos técnicos para a qualificação do projeto, além de levantamentos de impacto financeiro de implantação das ações. O grupo de trabalho criado hoje terá 60 dias para apresentar seu relatório final. O prazo pode ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período.

Ele será composto por representantes do Ministério da Saúde, da ANS e da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. A coordenação do grupo, a cargo do ministério, poderá, entretanto, convidar representantes de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, além de pesquisadores e especialistas.

Como contratar o Plano de Saúde

Infelizmente esta opção do Plano de Saúde Popular ainda não está sendo oferecida. Porém clique aqui e veja a tabela de valores de outros planos de saúde.

Preencha o formulário abaixo e receba uma simulação!

Veja também

Comentarios