Aplicação de varizes pode ter complicações sérias – Entenda!

Em campanha nacional lançada recentemente, Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular alerta sobre riscos da escleroterapia, mais conhecida como “Aplicação de Varizes”. Saiba mais sobre o assunto, no texto a seguir!

Aplicação de Varizes – Saiba mais sobre os riscos!

Varizes

Varizes são problemas no trato circulatório. Elas se desenvolvem quando as veias dos membros inferiores, responsáveis por devolver o sangue bombeado ao coração, tem sua utilização defasada e/ou interrompida. Esse má funcionamento pode acarretar em inchaço e deformações nas pernas, além de dor, formigamento e sensação de cansaço. Aproximadamente 70% da população acima de 70 anos tem casos de varizes.

Na grande maioria dos casos, os fatores de incomodo são os estéticos. As veias, finas e de cor escura, podem causar desconforto e insegurança quanto ao visual. Porém, se não tratadas, as varizes podem trazer grandes problemas ao corpo. Além de questões ligadas à circulação do sangue, casos mais graves podem resultar em episódios de trombose, hemorragias, inclusive com gangrenamento e perda de membros.

Perigos da Aplicação de Varizes

Hoje, mais e mais pessoas buscam tratamentos para eliminar as varizes de forma definitiva. Um dos tratamentos mais conhecidos é a Escleroterapia, ou Aplicação de Vasos. Nela, uma substancia esclerosante é aplicada nas veias, de forma a diminuí-las e secá-las completamente. Quando feito por um bom profissional, o resultado é duradouro, sendo o retorno previsto entre 8 e 12 meses.

A questão trazida pela Sociedade brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular é que, hoje em dia, a oferta de tratamentos mais baratos, operados por pessoas não qualificadas traz riscos gigantescos à vida do paciente.

Ao se pesquisar um profissional para o procedimento, deve-se, primeiro, checar seus antecedentes, de forma aumentar a confiança no médico. Atenção também ao fato de que existe a necessidade de uma avaliação clínica pré aplicação, levando em consideração não só as áreas onde encontram-se as varizes, mas também questões como problemas de pele, alergias, diabetes, que podem influenciar no tratamento. Os possíveis resultados negativos trazidos por procedimentos mal feitos podem variar entre insatisfação estética, maiores problemas de circulação, hematomas, trombose, inflamações e infecções, embolia pulmonar, além do risco de reações alérgicas.

 

Não se esqueça: ter um plano de saúde é garantia de ter à sua disposição inúmeros profissionais da saúde, quando necessário. para saber mais sobre valores, clique no botão abaixo!