Calvície: conheça os mitos e verdades sobre a queda de cabelos

Calvície

A calvície é uma condição que afeta cerca de 50% dos homens após os 50 anos e das mulheres após os 65 anos, de acordo com os dados do serviço de saúde pública britânico. A cultura popular está cheia de dicas para evitar ou reverter a calvície, como cortar o cabelo, usar máscara de ovos ou evitar usar chapéu.

Pensando nisso, ajudaremos a desvendar algumas das crenças mais comuns sobre o tema, e mostraremos quais são verdadeiras.

Raspar a cabeça evita a calvície – Mito

É normal ver homens que raspam a cabeça quando os fios começam a cair, porém os que o fazem achando que isso irá estimular no crescimento dos fios estão enganados.

Quando você raspa a cabeça, pode acabar irritando o couro cabeludo, isso fará com que o fio nasça mais fino, o que consequentemente deixará a calvície mais aparente. A raspagem não interfere no desenvolvimento do folículo, local onde fica a raiz capilar.

Cortar os cabelo invés de raspar também não irá interferir no processo de crescimento dos fios, embora esteticamente o cabelo pareça mais saudável quando aparado.

Lavar frequentemente o cabelo faz mal – Mito

Há quem diga que as substâncias presentes no shampoo fazem mal para o couro cabeludo, quando lavado frequentemente. Porém, os especialistas garantem que isso não passa de um mito.

O correto é lavar os cabelos diariamente, ou pelo menos a cada dois dias. Pessoas que tem o cabelo mais oleoso deve lavar com frequência, pois a oleosidade bloqueia o folículo.

Não pode se usar secador de cabelo – Mito

De uma forma geral, os especialistas dizem que não é verdade, porém é necessário tomar alguns cuidados. É preciso tomar cuidado com a temperatura, para evitar queimaduras, dê preferência ao ar frio pois o calor pode fazer com que o cabelo esquente e irrite a raiz. Também tome cuidado para não puxar muito cabelo e acabar quebrando o fio.

Chapéu faz o cabelo cair – Mito

Mais um mito, porém é preciso cuidado para que o chapéu não aperte a cabeça. Afinal, isso poderá bloquear a circulação sanguínea que estimula o crescimento do cabelo.

A dieta afeta o cabelo – Verdade

A deficiência de vitaminas pode ser muito prejudicial para nosso cabelo, assim como ao resto do nosso corpo. Esse é um fator de risco, principalmente para homens com predisposição genética à calvície, uma dieta baixa em vitaminas e proteínas pode piorar e acelerar esta condição.

O que faz o cabelo crescer são as proteínas, por isso os vegetarianos devem assegurar que tenham em suas dietas, as proteínas necessárias para reduzir as chances de calvície.

Esteroides aceleram a queda de cabelo – Verdade

Alguns esteroides tem altos níveis de dihidrotestosterona, hormônio presente na testosterona responsável pela alopecia androgenética – a calvície ligada à predisposição genética.

O uso de qualquer tipo de esteroides deve ser feito, apenas sob prescrição médica.

Remédios Caseiros – Mito

Existem diversos produtos caseiros que prometem ajudar a prevenir a queda e até mesmo auxiliar no crescimento, entre eles: ovo, mel, bicarbonato, vinagre, porém esses produtos apenas fazem com que o cabelo pareça mais saudável, mas não tem efeito na prevenção da queda ou recuperação do cabelo perdido.

CONSULTE UM ESPECIALISTA

Antes de qualquer procedimento, consulte um especialista através do seu plano de saúde. É importante pois somente ele poderá indicar o tratamento indicado para você, afinal, o que serve para sua amiga, pode não ser o ideal para você.

Ainda não tem um plano de saúde? Preencha o formulário e tire suas dúvidas com nossos consultores.

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online!

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3090-7096

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso