Angioma é perigoso? Descubra | Causas e Tratamentos

Angioma

Um angioma é um tumor benigno provocado por um acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele, sendo mais comuns no pescoço e no rosto ou em órgãos como o cérebro e o fígado.

O angioma na pele pode surgir como um sinal roxo ou avermelhado, ou simplesmente uma saliência, sendo mais frequente em bebês.

Causas do Angioma

As causas do angioma ainda são desconhecidas pela ciência. Em média, 30% dos casos estão presentes desde o nascimento, o restante aparece durante os primeiros meses de vida. É mais comum em meninas, sendo bebês pré-maturo os que mais possuem risco de desenvolver o problema.

O diagnóstico do angioma é confirmado por meio de exame físico, mas em casos de lesões profundas pode ser necessário realizar uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Tratamentos

O tratamento para angioma depende de alguns fatores como a sua localização, tamanho e gravidade.

O angioma na pele não provoca complicações graves e pode ser removido ou até mesmo sumir de forma espontânea.

Já o angioma cerebral pode causar complicações como dormência nas pernas ou nos braços, sendo necessário em algumas situações ser removido através de procedimento cirúrgico.

 Tratamento para angioma na pele

Esse tipo de tratamento deve ser indicado por um dermatologista e pode ser feito com:

  • Laser: remove o tumor diminuindo o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos;
  • Eletrocoagulação: aplicação de corrente elétrica através de uma agulha;
  • Escleroterapia: uso de medicamentos para destruir os vasos sanguíneos;
  • Crioterapia: utilização de spray com nitrogênio líquido que auxilia a remover o tumor.

 Tratamento para angioma cerebral

O tratamento para qualquer tipo de doença cerebral deve ser conduzido por um neurologista, podendo ser feito através de:

  • Corticoides por via oral: uso de comprimidos de Prednisona, diminuindo o tamanho do angioma;
  • Cirurgia neurológica: remoção direta do tumor no cérebro ou na medula espinhal.
angioma

Em algumas situações, o angioma cerebral precisa ser removido através de procedimento cirúrgico.

Normalmente a cirurgia é feita quando o problema está associado a outras lesões no cérebro ou quando o paciente apresenta sintomas mais graves como dores de cabeça, convulsões, problemas de equilíbrio ou de memória.

O angioma pode, também, aparecer em outros órgãos como o fígado. O tratamento para estes casos é realizado através de cirurgia. Porém, somente se o tumor for muito grande ou estiver causando algum tipo de problema hepático.

Buscando ajuda médica

Fique atento a quaisquer sinais que aparecerem em sua pele ou de seu bebê, eles podem representar muito mais do que uma simples alergia!

Se o seu bebê ou você apresentar bolinhas ou manchas vermelhas na cabeça, pescoço ou até nas mãos, procure ajuda com um dermatologista, pode ser um caso de angioma.

Diagnóstico e tratamento precoces evitam agravamento de qualquer doença e é através de um plano de saúde que você pode obter muito mais segurança e conforto para sua família.

Faça agora mesmo uma simulação de Plano de Saúde aqui no Valor de Planos de Saúde e confira as coberturas e preços vantajosos que podemos te oferecer. Em menos de 30 segundos, você encontra o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa. Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil.