Brasil perde seis leitos por dia no SUS | Saúde em 1 Minuto

Brasil perde seis leitos por dia no sus

Começamos mais uma semana com Saúde em 1 Minuto. E como não podia deixar de ser, trazemos as principais novidades para que você esteja informado sobre tudo que esta acontecendo. Entre as principais noticias da semana, descobrimos um novo método para evitar o câncer de mama e verificamos que o Brasil tem 41 mil leitos a menos no SUS. Confira!

Saúde em 1 Minuto

Confira, no vídeo abaixo, as principais notícias desta semana selecionadas exclusivamente para você. Descubra tudo que acontece no Brasil e no mundo em apenas 1 minuto:

Brasil perde seis leitos por dia no SUS

Brasil perde seis leitos por dia no SUS, em apenas 10 anos. É um número consideravelmente grande, que assusta ao constatarmos que é correspondente à 41 mil vagas. A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional dos Municípios e ressalva a redução de 41.388 vagas.

Todavia, enquanto avaliamos a redução das vagas em hospitais públicos, podemos perceber um aumento na rede particular com a inclusão de mais 18.300 leitos. As operadoras de Planos de Saúde tem investido mais em atendimento especializado, de qualidade e abrangência para seus segurados. Ao contrário da rede pública.

Ainda não se sabe o motivo concreto para a redução. Todavia, falta de recursos e dificuldade de acesso da população são fatores que vem sendo questionado.

Mato Grosso contabiliza aumento nos casos de Chikungunya

Brasil perde seis leitos por dia no sus

Casos de Chikungunya aumentam no Mato Grosso.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, houve aumento de 3,5 vezes nos casos de chikungunya registrados no Estado do Mato Grosso. A comparação, para chegar a este resultado, foi realizada entre janeiro e outubro de 2017 e o mesmo período de tempo deste ano. Somente neste tempo foram infectadas o referente à 14 mil pessoas.

Todavia, enquanto houve um aumento nos casos de chikungunya, também houve uma diminuição nos casos de Zika e Dengue, no referente ao mesmo período.

Exercícios físicos podem evitar mortes por câncer de mama

Brasil perde seis leitos por dia no sus

Exercícios físicos podem reduzir risco de câncer de mama.

Segundo o Ministério da Saúde, 12% das mortes por câncer de mama podem ser impedidas com a prática regular de atividade física. São fatores simples, como uma simples caminhada, ou até mesmo alongamento, de 30 minutos, que fazem uma grande diferença. Isto ocorre porque, a prática física libera componentes que reduzem situações inflamatórias.

Segundo o estudo, publicado nesta sexta-feira (19), que contou com o apoio do Governo Brasileiro, apenas em 2015 cerca de 2.075 dos casos poderiam ter sido evitados com a pratica de alguma atividade física.

Saúde em 1 Minuto

Estas foram as principais notícias da semana em saúde. Para saber mais, acesse nosso canal no youtube aqui, e acompanhe todas as novidades.

Lembrando que, sexta-feira (26) voltamos com mais um Saúde em 1 Minuto. Esteja sempre informado!