Exercícios físicos para gestantes: sim ou não?

Muito se questiona sobre a prática de exercícios físicos para gestantes. Após estudos, já sé aceito pela comunidade médica que, de fato, exercícios físicos são benéficos para a progenitora e o feto. Porém, algumas coisas devem ser levadas em consideração.

Exercícios físicos para gestantes: acompanhamento é a chave!

Ganho de peso gestacional X ganho de peso comum

Diferente do que muitas pessoas pensam, o ganho de peso gestacional é diferente do ganho de peso comum. No primeiro caso, somasse ao peso da mulher, os valores do bebê, da placenta, o aumento das mamas e a retenção de líquidos, normal durante o total da gravidez. Com a crença de “comer por dois”, gestantes acabam por engordar com o desenvolvimento de gordura no corpo. Esse é o considerado ganho de peso comum, e deve ser combatido! Além do acompanhamento da alimentação, a prática de exercícios físicos é o mais indicado para esse caso.

Benefícios de exercícios físicos para gestantes

Independente de gravidez ou não, exercícios físicos são sempre muito benéficos ao corpo e à mente. No caso de gestantes, não seria diferente. A prática de atividades físicas são úteis para combater os sintomas indesejados da gravidez. Alguns exemplos: dor nas costas, a prisão de ventre, fadiga e o inchaço (principalmente nos membros inferiores). Também, por agirem também na regulação de hormônios, auxiliam nas alterações de humor, na auto estima, sintomas de ansiedade e depressão.

Cuidados básicos

Todo e qualquer exercício físico necessita do acompanhamento de profissionais da área. Quando se tratam de gestantes, o cuidado será redobrado. Para as mulheres que já praticam exercícios físicos e nunca sofreram um caso de aborto, a recomendação é que continuem com suas rotinas (com acompanhamento). Porém diminuam a intensidade e/ou a modalidade escolhida não seja perigosa para a saúde da mãe e do bebê (por exemplo, lutas ou esportes de contato). No caso de mulheres sedentárias, a recomendação é que iniciem com exercícios muito leves.

A recomendação é a prática de 2 a 5 vezes na semana, com treinos entre 45 e 50 minutos, sendo 10 desses minutos, de aquecimento.

Tipos de exercícios

Os tipos mais indicados de exercício físicos para gestantes são:

– Alongamentos, que auxiliam nas dores na coluna e musculares;

– Musculação, que deve ser feita com cargas baixas, ótima para o desenvolvimento de músculos e resistência;

– Caminhada, que melhora a capacidade cardíaca e respiratória, além de auxiliar no encaixe da criança;

Hidroginástica, exercício completo que, por ser dentro da água, possui pouco impacto, ao mesmo tempo que auxilia na retenção de líquido e no inchaço;

Pilates que, quando em aula específicas para grávidas, auxiliar na respiração e no relaxamento dos músculos.

Recomendações básicas

Não se esqueça de, como dito anteriormente, só iniciar/continuar com a rotina de atividades físicas após a consulta de seu ginecologista/obstetra (para garantir os melhores profissionais da área, clique aqui!). Com um plano formado se certifique que utiliza roupas leves, como livre transpiração – caso veja necessidade, utilize calças/shorts de cintura alta, para uma maior estabilidade da barriga. Não esqueça de aquecer e alongar bem, todos os membros do corpo. Faça refeições leves ante e depois dos exercícios, e beba muita água. E, em caso de qualquer desconforto antes, durante ou depois das atividades, pare imediatamente e avise a seu treinador.

Com essas dicas, você garantirá uma gravidez mais tranquila e segura!

 

Para garantir os melhores profissionais da saúde, os hospitais mais modernos e as melhores clínicas e laboratórios, você precisa de um plano de saúde confiança. CLique aqui, e faça sua cotação com as melhores operadoras do Brasil, por um preço que cabe no seu bolso!