Sintomas de Endometriose: saiba mais!

Aproximadamente 6 milhões de brasileiras convivem com sintomas de endometriose. A cada ciclo menstrual, sofrem com fortes dores, necessitando o uso de remédios fortíssimos para o controle das cólicas. Saiba mais sobre a doença a seguir!

Sintomas de Endometriose: alterações antes e durante a menstruação

O que é Endometriose?

A endometriose é um doença crônica benigna, que acomete a muitas mulheres durante todo seu período fértil. Ela se caracteriza pela presença de endométrio – tecido que reveste o interior do útero – em outros órgãos localizados na pelvis. Esse se dá através de um fenômeno chamado Menstruação retrógrada. Nele, parte do fluxo da menstruação se “desvia”, se direcionando à cavidade pélvica. Com isso, células do endométrio chegam a órgãos como ovários, tubas, bexiga, podendo chegar, através da corrente sanguínea, até o pulmão. É válido ressaltar que uma pessoa com endometriose não necessariamente a terá espalhada por seu corpo – as chances são baixas.

Fatores de Risco

O maior fator de risco para a endometriose é a questão genética: as probabilidades do problema ser herdado por filhas de mulheres com endometriose são altas. ALém disso, há comprovação dos seguintes fatores de outros fatores de risco, primeira menstruação com pouca idade e baixa imunidade. Além disso, ciclos curtos com grande fluxo também podem facilitar o surgimento da doença.

Sintomas de Endometriose

Os principais sintomas ocasionados pela Endometriose, são:

• Cólicas menstruais muito intensas;

• Dor pré-menstrual;

• Dificuldade para engravidar e infertilidade.

• Sangramento menstrual intenso ou irregular;

• Dor difusa ou crônica na região pélvica;

• Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;

Os dois primeiros sintomas, relacionados a cólica e à infertilidade são as principais queixas das pacientes. Estima-se que, aproximadamente, 20% das mulheres com endometriose apresentem dores intensas, 20% apresentam infertilidade, enquanto 50% apresentam os dois sintomas.

Diagnótico

O fato de, para muitas mulheres, os sintomas só se apresentarem próximo à menstruação, a afasta de procurar auxílio de um profissional. Além disso, o pensamento de que cólicas menstruais fazem parte da rotina feminina, atrasa ainda mais o diagnóstico. Percebendo qualquer um desses sintomas, procure imediatamente um ginecologista. Através de ultrassons e exames laboratoriais, já se é possível conseguir o diagnóstico inicial. A partir disso, outros exames podem mostrar a intensidade da doença na paciente.

Tratamento

Como não se há consenso médico no que diz respeito às causas da doença, além de se tratar de uma doença cronica, é difícil apontar tratamentos que sejam completamente eficazes. E, ainda por isso, os tratamentos são utilizados única e exclusivamente para a melhora dos sintomas e para a melhora da qualidade de vida da paciente.

Tratamento cirúrgico

O mais comum dos tratamentos, o cirúrgico, tratará os sintomas de endometriose diretamente. Através de várias técnicas invasivas, os tecidos e cistos estranhos ao corpo são retirados.

Tratamento medicamentoso

São vários os remédios que podem ser empregados para diminuir os sintomas de endometriose. Podem ser eles analgésicos, anti-inflamatórios, análogos de GNHR, Danazol e Dienogeste. Alguns profissionais também recomendam a utilização de anticoncepcionais orais, a fim de regular o ciclo menstrual de sua paciente. Independente da situação, evite ao máximo a automedicação!

Uso de DIU

O uso de DIUs (Dispositivos Intra Uterinos) com hormônios específicos também se mostram efetivos no tratamento de sintomas de endometriose.

Fertilização in vitro

Específico às pacientes com problemas relacionados a infertilidade, o procediemnto se mostra eficaz na questão reprodutiva.

Desenvolvimento de hábitos saudáveis

Estudo comprovam que a diminuição dos níveis de cafeína e nicotina no sangue, associada à pratica regular de exercícios físicos, auxilia em sintomas como cólicas e dores intestinais.

 

Quer ter a seu dispor, os melhores ginecologistas, clínicas e laboratórios de sua região? Faça já uma cotação de plano de saúde, e garanta todas as vantagens, com os menores preços!

Veja também