5 alimentos que são anti-inflamatórios naturais

5 alimentos que são anti-inflamatórios naturais | Valor de Planos de Saúde

Os alimentos que são anti-inflamatórios naturais, atuam reduzindo a produção de substâncias no corpo que estimulam a inflamação. Além disso, esses alimentos ajudam a fortalecer o sistema imune, tornando o organismo mais resistente contra gripes, resfriados e entre outras doenças.

As inflamações são mecanismos de defesa postos em prática pelo corpo, quando este vem a ser testado por agentes físicos que causam danos, como um trauma ou calor; por agentes tóxicos e de origem biológica, tais como bactérias ou vírus; por agentes químicos, tais como as substâncias ácidas.

O procedimento de inflamação ocorre para que o nosso organismo expulse tais agentes: vírus, bactérias e células danificadas.

Listamos abaixo 5 alimentos que são anti-inflamatórios naturais

1. Azeite extravirgem

É rico em polifenóis, substâncias que proporcionam benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios. Portanto, é recomendado que você utilize azeite de oliva extravirgem na maioria de suas refeições.

2. Frutas vermelhas

Morango, amora e framboesa não são apenas saborosas. São frutas com alto nível de antioxidantes, que também possuem alto poder anti-inflamatório. Além de ser fonte de vitamina C, um importante nutriente para prevenir gripes e resfriados, e de antocianinas, poderosos agentes anti-inflamatórios.

3. Folhas verdes

Couve e espinafre são vegetais com folhas de cor verde-escuro, contém alcalinizantes que ajudam a equilibrar o pH do corpo. Ao diminuir a acidez do organismo, o risco de inflamação cai.

4. Linhaça

O consumo da linhaça ajuda na proteção contra bactérias e vírus, por causa do ômega 3, ligninas vegetais, fitosteróis e bioflavonoides.

5. Chocolate meio amargo

Procure por chocolates que contenham ao menos 70% de cacau na composição. É a melhor opção já que contem diversos nutrientes, como flavonoides, componentes que destroem os radicais livres e ajudam a reduzir inflamações crônicas.

Veja também