Benefícios do Amendoim para a Saúde

Benefícios do Amendoim para a Saúde - Valor de Planos de Saúde

O amendoim ajuda na perda de peso, afasta o risco de doenças cardiovasculares e pode até incendiar a libido. Descubra os benefícios do amendoim para a saúde.

O amendoim é uma fruta oleoginosa (frutos secos) da mesma família das castanhas, dos nozes e das avelãs. É rico em gorduras boas como o ômega-3 que ajudam a diminuir a inflamação no corpo e a proteger o coração.

Não é novidade para ninguém que há diversas formas de consumir amendoim. Ele pode ser utilizado em doces, massas, chocolates, bombons, paçocas, sorvetes, bolos e na alimentação de aves. Porém, o consumo alimentício não é a única maneira de desfrutar dos benefícios. O amendoim também utilizado na indústria têxtil, produtos de caráter estético e farmacêutico.

Mas, afinal, quais os benefícios do amendoim para a saúde?

Benéfico para o coração

Os amendoins são ricos em vitamina E, aminoácidos e resveratrol, que reduzem o risco de doenças do coração e derrames cardíacos. O resveratrol presentem no grão restringe a atividade da angiotensina, que comprime os vasos sanguíneos e eleva a pressão arterial.

Prevenção do câncer

Devido a presença de algumas substâncias como fitoesteroides, ácido fítico, ácido fólico e resveratrol, o amendoim pode ajudar na prevenção do câncer de cólon. Segundo um estudo, consumir amendoim pelo menos duas vezes por semana foi associado a um risco 58% menor de desenvolver câncer em mulheres e 27% em homens.

Melhorar a memória

É rico em niacina que auxilia no desencadeamento da memória e no aumento das atividades cerebrais. A vitamina B2 presente no amendoim mostrou-se ser eficaz em manter as funções cognitivas e diminui o aparecimento de doenças tais como o Alzheimer.

Perda de peso

Pelo fato do amendoim ser um alimento rico em gordura e calórico pode fazer com que associá-lo á perda de peso pareça uma contradição. Mas é totalmente ao contrário, em quantidades moderadas ele é um forte aliado para a perda de peso. Estudos já comprovaram que quem consome castanhas, ao menos duas vezes por semana, tem uma probabilidade menor de ganhar peso.

Proporciona vitaminas e minerais

Uma alimentação balanceada é essencial para a eficiência das reações metabólicas e manutenção da saúde como um todo. O amendoim também oferece bos quantidades de nutrientes como o cobre, manganês, zinco, ferro, selênio, vitaminas E, B3, B6, B5 e folato.

Veja também