Benefícios dos Alimentos Funcionais

Benefícios dos Alimentos Funcionais | Valor de Planos de Saúde

O principal benefícios dos alimentos funcionais são ligados diretamente á saúde e qualidade de vida. Diversas descobertas cientificas comprovam que as substâncias presentes nos alimentos funcionais reduzem os riscos causados pelo radicais livres por intermédio dos antioxidantes.

Mas, afinal, o que são alimentos funcionais?

O alimento ou ingrediente é considerado funcional se produz efeitos benéficos á saúde, além de suas funções nutricionais básicas. São alimentos que têm sido muito estudados e embora não curem, por outro lado apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de doenças.

Alimentos e ingredientes funcionais podem ser classificados quanto á fonte de origem, vegetal ou animal; ou quanto aos benefícios que oferecem, atuando em seis áreas do organismo: no sistema gastrointestinal, no sistema cardiovascular, no metabolismo de substratos, no crescimento, no desenvolvimento e diferenciação celular, no comportamento das funções fisiológicas, além de serem antioxidantes.

Entre os alimentos que são considerados funcionais estão: a soga, cereais integrais (aveia, centeio, cevada, farelo de trigo), tomate, uva, couve-flor, brócolis, linhaça, hortaliças com talo, leite fermentado, entre outros.

Benefícios dos alimentos funcionais

Soja: apresenta em sua composição várias substâncias que podem contribuir para o efeito sobre a saúde cardiovascular, como as isoflavonas, proteínas e fibras. O consumo da soga deve ser associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Aveia: é um cereal rico em beta-D-glucana, um tipo de fibra alimentar solúvel. A beta-D-glucana é considerada uma substância bioativa que auxilia na redução da absorção de colesterol. Além de ter um possível efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon e diminuição da absorção da glicose em diabéticos. O consumo de cereais integrais deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Hortaliças: a luteína e a zeaxantina presentes nas hortaliças tem ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres. Protegem principalmente a visão contra a ação dos radicais livres, reduzindo o risco de desenvolvimento de catarata e degeneração macular.

 

Veja também