Consequências da Carência de Ferro no Organismo

Carência de Ferro

Com carência de ferro, não conseguimos fazer com que o oxigênio seja transportado dos pulmões até as células onde será utilizado na produção de energia.

Apenas na presença de oxigênio é que as células são capazes de produzir energia com grande eficiência e suprir as demandas para todas as atividades, desde o funcionamento do metabolismo até a atividade física mais intensa.

O que a carência de ferro pode causar?

Quando o suprimento de ferro não é suficiente, os estoques do mineral caem e começa a se desenvolver o estado de anemia, pois sem ferro, a produção de células vermelhas fica comprometida e sua contagem no sangue cai.

É possível perder esse ferro através de sangramentos, inclusive menstruação, doação de sangue, dificuldade de absorção intestinal, das secreções corpóreas e descamação das células intestinais. Praticantes de atividades físicas intensas também podem precisar de até 50% mais ferro por dia.

Crianças e adolescentes em fase de crescimento compõe outro grupo vulnerável à deficiência de ferro. Assim, precisamos manter uma ingestão diária adequada, e garantir que não exista nenhum problema de má absorção intestinal e afete a captação do ferro, para manter estes níveis saudáveis.

Quais as necessidades diárias de ferro?

As recomendações no Brasil são estabelecidas pela agência regulatória, a Anvisa e são de 14 mg para adultos, e variam de acordo com a idade das crianças. De 0 a 6 meses a recomendação é de 0,27 mg ao dia, de 7 a 11 meses de 9 mg, de 1 a 6 anos de 6 mg e de 7 a 10 anos de 9 mg.

Existe uma estimativa de que quase 40% da população mundial apresenta algum nível de carência de ferro, situação que afeta todos os níveis sociais e diversos grupos populacionais, especialmente gestantes, lactantes e crianças.

Quais os alimentos ricos em ferro?

Soja: é muito rica em ferro e uma porção de 100 gramas do grão fornece 15,7 mg do mineral. Isso é o equivalente a 112% das quantidades diárias recomendadas.

Espinafre: é uma folha verde-escura e fornece 2,7 mg de ferro a cada 100g de alimento, ou 19% das necessidades diárias.

Gergelim: cada 100 gramas da semente encontramos 14,6 mg de ferro, o equivalente a quase 105% dos valores diários.

Lentilha: em 100 gramas de lentilha cozida, é possível encontrar 3,7 mg de ferro, que equivale a 26% do valor diário recomendado.

Acelga: fornece quantidades razoáveis de ferro. Em 100g da folha há 1,8 mg de ferro ou 13% da quantidade diária.

Cominho: esse condimento é tão abundante em ferro que mesmo pequenas quantidades adicionadas aos pratos já fornecem bastante ferro. Em 100g de cominho encontramos 66,4 mg de ferro, o equivalente a 470% da ingestão diária recomendada.

Salsa: também conhecido como salsinha e muito utilizada como condimento, ela contém 6,2mg de ferro a cada 100g, equivalendo a 44% dos valores necessários diariamente. Como a quantidade utilizada geralmente é pequena, a salsa pode ajuda a completar o fornecimento de ferro ao ser adicionada como tempero a diversos pratos.

Grão de Bico: essa leguminosa contém 6,2mg de ferro a cada 100g ou 44% da ingestão diária recomendada.

Feijão: Por ser um alimento muito comum na mesa dos brasileiros, o feijão ajuda a manter a população com níveis adequados de ferro. Em 100g encontramos 3,7 mg de ferro, ou 26% das necessidades diárias.

Semente de abóbora: As sementes de abóbora, que podem ser apreciadas como petisco entre as refeições fornecem 15mg de ferro a cada 100g, ou 107% da necessidade diária do mineral.

Simule um plano

Agora que você conhece a importância do ferro no seu organismo, contrate um plano de saúde e conheça as redes credenciadas de nutricionistas.

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3090-7096

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso