Cirurgia de Hérnia Umbilical e Inguinal | Respondemos todas as dúvidas!

cirurgia de hérnia capa

O método mais eficaz para se tratar da hérnia umbilical e inguinal é através da cirurgia de hérnia. A cirurgia pode ser feita de duas maneiras diferentes, pelo procedimento tradicional, e por cirurgia laparoscópica. Mas você sabe como elas são feitas? Nós iremos mostrar tudo que você precisa saber sobre a cirurgia e o pós-operatório, confira!

Como definir a melhor cirurgia para hérnia?

A hérnia ocorre quando há a exteriorização parcial de algum órgão devido à abertura de algum tecido interno. Neste caso, além de se manifestar por meio de uma protuberância na região do corpo em que ocorreu, ela também pode provocar fortes dores e desconfortos. Por este motivo, tratá-la é essencial.

Quem decidirá qual o melhor tipo de cirurgia é o próprio médico especialista. Isto porque, o procedimento dependerá tanto da hérnia existente e de sua influência no corpo, como também da idade do paciente.

Isso é necessário porque a hérnia pode surgir tanto em bebês como em adultos. Neste caso o procedimento precisa ser diferenciado, visto que o corpo do bebê é mais sensível.

Portanto, após a determinação da estrutura da hérnia e sua influência sobre o paciente, após um exame físico ou por meio de um ultrassom, o médico determinará qual o melhor procedimento.

Cirurgia de Hérnia | Conheça os dois procedimentos

Como dito anteriormente, há dois tipos cirurgia de hérnia. Sendo elas, cirurgia tradicional e cirurgia laparoscópica. Ambas podem ser utilizadas tanto para hérnia umbilical quanto para hérnia inguinal. Nesse caso, muda-se apenas o local da cirurgia, sendo a primeira na região umbilical e a segunda, inguinal, na região da virilha.

cirurgia de hérnia capa

A cirurgia de hérnia inguinal ocorre na região da virilha.

Cirurgia Tradicional

Essa cirurgia é realizada por meio de cortes e incisões. Para tanto, é realizada uma abertura de 10 cm no local onde se encontra a hérnia. Feito este procedimento, com a ajuda de aparelhos como pinças e tesouras, a hérnia é empurrada para dentro do abdômen e este é fechado com pontos para impedir que a hérnia volte a sair.

Em casos de a cirurgia ser realizada em adultos deve-se, ainda, ser adicionada uma tela de proteção nesta região do abdômen. Seu objetivo é servir como uma parede para impedir que a hérnia volte a aparecer, mesmo que consiga ultrapassar a parede abdominal novamente.

Cirurgia Laparoscópica

Ao contrário do modelo anterior, este tipo de cirurgia é feito de forma menos invasiva. Desse modo, é realizado um conjunto de três furos em torno da região de localização da hérnia e toda a cirurgia é feita através de vídeo.

Como no caso anterior, após a identificação da hérnia ela será empurrada para a parede abdominal com ajuda de instrumentos médicos. Feito isso, o local por onde a hérnia passou é fechado, assim como na cirurgia tradicional, com uma tela.

Tirando apenas o método cirúrgico, todo o procedimento ocorre de forma semelhante em ambas as cirurgias.

Após a cirurgia, o médico poderá indicar medicamentos para uso em casa que podem ajudar na cicatrização e recuperação da cirurgia.

Apesar da cirurgia de hérnia assustar algumas pessoas, ela não deve ser temida. Além de ser uma das cirurgias mais realizadas no mundo, ela também traz baixo risco para os pacientes e apresenta uma rápida recuperação.

Pós-operatório da cirurgia de hérnia | Saiba como funciona a recuperação

Normalmente o paciente que realizou qualquer uma das cirurgias acima mencionadas, é liberado do hospital em, no máximo, 24 horas. Assim, liberado para ir para casa, ele terá de ficar em repouso por 1 semana, podendo retornar ao trabalho normalmente após esse período. É necessário apenas:

cirurgia de hérnia

Após a cirurgia de hérnia, geralmente a permanência no hospital é de no máximo 24 horas.

Evitar esforços

É necessário que neste período o paciente evite pegar peso e fazer esforço físico. Além de poder provocar a volta da hérnia, tais fatores podem dificultar a recuperação e a cicatrização dos pontos.

Portanto, é recomendado que apenas no terceiro mês o paciente volte a pegar 20 kg normalmente. Antes disso, 10 kg já são suficientes.

Manter alimentação leve e balanceada

Além disso, é necessário que a pessoa operada passe a comer com mais qualidade e produtos mais leves no início. A realização da cirurgia pode causar enjoos, portanto, abusar na comida pode ser um fator negativo para diferentes pacientes.

Ademais, é necessário seguir estritamente as recomendações médicas para garantir a recuperação completa e o seu bem estar após o procedimento.

Veja também: Pós-cirurgia. Saiba o que é permitido ou e o que é proibido fazer na sua recuparação!

Para realizar a cirurgia de hérnia com mais economia, maiores possibilidades e mais conforto, faça um plano de saúde. Com esse benefício você poderá garantir toda a cobertura e atendimento necessário desde antes de ocorrer a cirurgia e até depois dela.

Garanta serviços exclusivos pagando apenas uma pequena parcela mensal. Faça a simulação de um plano de saúde e veja como é possível ter tantas vantagens por valores tão baixos. Em instantes você receberá uma cotação personalizada para você. O que está esperando? Tantas facilidades você só encontra aqui no Valor de Planos de Saúde!

Faça sua simulação gratuita

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135.5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso