Psoríase no inverno: como cuidar?

psoríase

Os tempo frio pode ser um problema para a pele, ainda mais para quem tem psoríase. Veja a seguir como você pode se proteger do frio, ao mesmo tempo que cuida de sua psoríase!

Psoríase no inverno – Dicas e cuidados para você e sua pele!

O que é psoríase?

A Psoríase é uma doença dermatológica crônica, caracterizada por manchas vermelhas, coceira e descamação de áreas específicas da pele. Ela não é contagiosa, é mais comum em pessoas entre os 30 e 50 anos, atingindo, assim, entre 1% e 3% da população mundial.

A Psoríase não demonstra causa exata, porém acredita-se que em, ao menos, 30% dos casos, sejam identificados fatores genéticos ligados à doença. Outros possíveis fatores que podem desencadear na doença são:

  • Infecções comuns, como de garganta ou sob a pele;
  • Lesões dermatológicas pré-existentes;
  • Stress, ansiedade e depressão, entre outros transtornos psicológicos;
  • Variações climáticas extremas;
  • Hábitos ruins, como fumar ou ingerir álcool em grande quantidade;
  • Medicamentos ditos “fortes”, como antidepressivos;
  • Alterações bioquímicas e hormonais.

Cuidados no inverno

Com a diminuição da temperatura, podemos perceber nitidamente as mudanças que ocorrem em nosso corpo, inclusive em nossa pele. Para pessoas que tem psoríase, esse quadro é ainda pior. Com a pele mais seca, os sintomas da psoríase se tornam, não só mais visíveis, mas também mais incomodo.

Diante disso, alguns cuidado especias deve ser tomados com a pele. Acompanhe abaixo!

Proteção das áreas expostas com roupas leves

Cubra as áreas afetadas pela doença, de forma a só retirar caso realmente sinta calor e esteja protegido do vento frio, para uma devida e efetiva proteção.

 Opte por roupas que sejam adequadas

Evite tecido muito pesados e que são conhecido por “pinicar” a pele, como Lã. Opte por roupas leves, de preferencia 100% algodão.

Mantenha a pele devidamente hidratada

Não tome banhos longos, evite a qualquer custo água excessivamente quente, utilize cremes específicos para o tratamento de psoríase e ingira muita água.

Para consultar os melhores dermatologistas da área, não deixe de contratar seu plano de saúde! faça sua cotação, clicando no botão abaixo!