Doação de Sangue – Saiba sobre o procedimento

doação de sangue

Necessidade real de todos os bancos de sangue brasileiros, a doação de sangue é sempre de grande importância para muitas pessoas! Saiba mais sobre como funciona o procedimento e seus pré requisitos, a seguir!

Doação de Sangue: Saiba mais!

O procedimento

A doação de sangue é um procedimento simples e corriqueiro. Ao chegar ao local de doação, você deverá informar seus dados e, logo após, será encaminhado a um profissional da saúde, para um triagem. Nessa triagem, diversas perguntas serão feitas, envolvendo seu estilo de vida, cotidiano e questões ligadas à sua saúde e bem estar. Após a resposta à essas perguntas, você será encaminhado à coleta do sangue.

Após a analise de suas veias, o profissional de enfermagem irá avaliar qual dos braços tem a melhor veia para a coleta, fará o procedimento de esterilização da pele e introduzirá a agulha. O total de sangue retirado é de, aproximadamente, 1L e durará, em média, 10min (tudo dependerá de seu fluxo sanguíneo). Esse sangue demora, em média, 24h para ser reposto pelo corpo do doador.

Logo após a doação, será checado o bem estar do paciente: é comum a algumas pessoas que, por conta da doação ou da nervoso pré procedimento, haja uma leve queda na pressão, ou uma sensação de fraqueza ou vertigem. Por isso, evite levantar-se nos primeiros minutos após a doação. Ao sentir-se seguro, ele será encaminhado à lanchonete, onde será servido um lanche completo.

doação de sangue

Pré requisitos para a doação

Existem alguns pré requisitos básicos a serem seguidos para a doação de sangue. Não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas durante e após a triagem, ou então, entre em contato com o banco de sangue onde pretende realizar sua doação.

Os requisitos básicos para a doação de sangue são:

  • Idade entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feito até os 60 anos de idade);
  • Peso acima de 50kg, independente da altura;
  • Portar um documento oficial com foto;
  • Estar devidamente alimentado antes do procedimento (aguardar 02h caso a refeição tenha sido muito “pesada”, com muitos carboidratos ou gorduras);
  • Não ter anemia;
  • Não estar grávida ou amamentando;
  • Nunca ter sido diagnosticado com as seguintes doenças: Hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II, Doença de Chagas, elefantíase, hanseníase, calazar (leishmaniose visceral), ou brucelose;
  • Nunca ter sido diagnosticado qualquer tipo de câncer.
  • Intervalo entre doações: para homens é de 60 dias, para mulheres, de 90 dias.

A importância do procedimento

A doação de sangue é de extrema importância para os mais diversos tipo de pacientes. Cada bolsa de sangue poderá ajudar até 4 pessoas.

Podemos citar como exemplo, as seguintes necessidades:

  • Pacientes que perderam grandes quantidades de sangue por conta de grandes acidentes, cirurgias e casos como AVCs;
  • Pacientes vítimas de queimaduras;
  • Pacientes com questões como anemia ou problemas de coagulação.

 

Agora que você sabe a importância da doação de sangue, não deixe de procurar o banco de sangue mais próximo. Você salvará vidas!

 

SIMULE VALORES DE PLANO DE SAÚDE!