Estresse: Será que ele está te impedindo de emagrecer?

Estresse

Muitas pessoas se perguntam se o estresse está relacionado com o ganho de peso. Será que a nossa rotina corrida esta diretamente ligada ao excesso de peso? Confira algumas das maiores dúvidas que as pessoas tem em relação ao estresse e o aumento de peso.

O estresse pode atrapalhar quem está tentando emagrecer?

Com certeza! Ele atrapalha quem está buscando o emagrecimento por diversas razões. Em primeiro lugar, ele acaba atuando como um gatilho para episódios de compulsão alimentar para aquelas pessoas que já possuem uma pré-disposição.

Além disso, pode levar pessoas que são ansiosas, a ficar beliscando alimentos que não sejam saudáveis, como doces e salgadinhos, o que automaticamente leva ao aumento de peso. Outro fator, é que o estresse pode acabar prejudicando a adesão de atividades físicas, pois a pessoa que fica totalmente focada em atividade cotidianas, ela pode entender que o tempo para prática de exercícios seria perdido.

Como os hormônios do estresse influenciam no organismo?

O principal hormônio do estresse, o cortisol, quando produzido em excesso pode induzir a um tipo de obesidade particular, chamada de obesidade centrípeta. Se trata de um excesso de peso com um padrão de distribuição da gordura corporal onde há acumulo principalmente na região do abdômen.

Cortar alimentos que gostamos pode influenciar nesse processo?

Nessa caso não influencia, afinal, uma dieta saudável normalmente não orienta a excluir completamente qualquer alimento. Todos os alimentos podem ser consumidos, desde que o consumo seja feito com moderação.

Qual a intensidade de estresse que pode causar impacto no ganho de peso?

É muito difícil precisar com certeza qual a intensidade de estresse que pode causar efeitos no paciente. Isso é algo muito individual, cada pessoa tem uma forma de lidar com o estresse.

Existem algum sintoma que pode indicar que estou estressado?

Alguns sintomas que podem indicar o problema são: cansaço exagerado, irritabilidade, piora da qualidade do sono, labilidade de humor, disfunção sexual, e o próprio aumento de peso. Porém, esses sintomas podem indicar diversas condições clínicas diferentes.

Orientamos que ao perceber qualquer sintoma, procure um médico. Somente um especialista poderá te ajudar a diagnosticar o estresse.

Pretende emagrecer?

Que tal relaxar um pouco? Procure fazer atividades que te ajudam a relaxar, como uma caminhada em um lugar tranquilo, ler um livro, ver um filme ou até mesmo ficar em casa descansado. Lembre-se que qualquer mudança deve ocorrer gradativamente, não existe milagres, existe mudança de hábitos.

SIMULE SEU PLANO DE SAÚDE GRATUITAMENTE

Se preferir, você pode fazer a simulação do seu plano através do nosso WhatsApp (11) 95793-1811

Veja também