Gonorreia: Principais sintomas e tratamentos | Dicas para cuidar da saúde

gonorreia

A gonorreia é uma doença bem comum, causada por bactérias. Ela pertence ao grupo das DSTs (Doença Sexualmente Transmissível). Assim, afetando homens e mulheres que mantém contato sexual com uma pessoa que tenha a doença.

Essa é uma das DSTs mais comuns, podendo ser prevenida com a utilização de preservativo durante as relações sexuais. Infelizmente, há casos em que ela não traz sintomas visíveis. Assim a identificação demorada da doença acaba facilitando sua disseminação. Por este motivo é muito importante ter conhecimento dos mínimos sintomas que podem surgir para que, assim, você procure tratamento o mais rápido possível.

Veja também: DSTs: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Elas

Portanto, confira abaixo como identificar e buscar o tratamento mais adequado para gonorreia:

Principais sintomas da Gonorreia

Os sintomas da gonorreia são diferentes em homens e mulheres.

Gonorreia nos homens

Nos homens ela é caracterizada por coceira na região do pênis e ardência ao urinar, podendo, também, apresentar febre. O corrimento em forma de muco saindo do pênis também é um sintoma, que pode evoluir para a excreção de pus com o passar do tempo.

Gonorreia nas mulheres

Nas mulheres a gonorreia geralmente é assintomática. Assim, pode surgir inflamação do colo do útero com capacidade para gerar sequelas como infertilidade e dor pélvica crônica. Corrimento vaginal e ardência ao urinar também  podem aparecer em mulheres com gonorreia.

Em caso de infecção por sexo oral, sintomas como dor de garganta e modificação da voz podem acontecer em pessoas que contraíram gonorreia.

gonorreia

Os sintomas da gonorreia podem ser diferentes em homens e mulheres.

Gonorreia em bebês

A transmissão vertical, transmitida da mãe para o filho durante o parto também é possível. Assim, o bebê pode nascer com os olhos fechados, podendo adquirir quadros de cegueira ou infecção nas articulações.

Após dois ou oito dias da realização de atividade sexual sem proteção ou ao apresentarem os sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico para realização de exames laboratoriais, que envolvem exames de sangue e ginecológico.

Como fazer o tratamento?

O tratamento da gonorreia é realizado com antibióticos, sendo bastante eficaz quando feito de forma correta. Além de curar a pessoa que tem a doença, o tratamento também interrompe a transmissão da bactéria para outras pessoas. Nesse outro post nós mostramos como conseguir descontos em medicamentos através do plano de saúde.

Caso o casal esteja com gonorreia é importante, durante o tratamento, a abstinência sexual. Caso não seja tratada corretamente, a doença pode atacar o sistema nervoso central, causando meningite, podendo, assim, afetar também o coração ou os ossos.

Procure ajuda com um especialista

Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor será o tratamento. Teve relações sexuais sem preservativos ou apresenta algum dos sintomas? Procure um ginecologista ou andrologista  para realizar os exames adequados.

Tenha um Plano de Saúde e invista em atendimentos especializados e rápidos. Apenas os planos de saúde te dão a liberdade de escolher diferentes profissionais e realizar consultas com rapidez.

Faça uma simulação de Plano de Saúde e veja qual opção melhor atende suas preferências. Segurança para a sua saúde de forma rápida e fácil você só encontra aqui!

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3090-3196

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso