Imunidade baixa? Saiba quais alimentos podem te ajudar!

imunidade baixa

Com a chegada das estações frias e secas, muito se fala sobre questões de imunidade baixa. Entenda melhor como funciona o sistema imunológico e como fortalecê-lo contra doenças, apenas seguindo uma alimentação saudável.

SAIBA PORQUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE EM 2018!

Combata a imunidade baixa com uma boa alimentação!

Sistema Imunológico

O Sistema Imunológico é o conjunto de estruturas que, de diversas formas, é responsável por combater corpos estranhos que adentrem o corpo humano. Por isso, é considerado o sistema de defesa do organismo contra doenças. Chamamos de Baixa Imunidade a condição do sistema imunológico fraco, o que se pode dar por muitos motivos: má alimentação, sedentarismo, medicamentos, maus hábitos, como fumar, beber em excesso etc.

Para seu completo funcionamento, precisamos estar atentos a nosso hábitos. Hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares são capazes de regular perfeitamente nosso sistema imunológico. Além disso, há a necessidade do acompanhamento regular de nossa saúde, através de check-ups periódicos, com exames laboratoriais. Não se esqueça que planos de saúde possuem cobertura para exames, tando de rotina quanto específicos. Simule valores para seu novo plano, clicando aqui!

Alimentação contra a Baixa Imunidade

Se é comprado que hábitos alimentares saudáveis são grandes remédios contra a Imunidade Baixa. Veja a seguir quais alimentos são úteis para desenvolver de forma eficaz as defesa de seu organismo:

Probibóticos

Alimentos probióticos auxiliam no funcionamento da flora intestinal, que é intimamente ligada ao combate de doenças. São eles: Iogurtes, Kombuchá, Picles, Missô, Tempé.

Vegetais Verde-Escuro

São ricos nas Vitaminas A, B6 e B12, além de ácido fólico, vitaminas responsáveis pela formação e desenvolvimento dos glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do organismo. São exemplos deles: rúcula, espinafre, brócolis e couve de bruxelas.

Frutas Cítricas

Se é conhecido que são ricas em Vitamina C, peça chave para o desenvolvimento do sistema imunológico. O que poucos sabem é que, além da Vitamina C, as frutas citrícas são ricas em fibras, flavonóides antioxidantes, além de contarem com propriedades antiinflamatórias, também importantíssimos para as defesas do corpo. São exemplo: laranja, limão, acerola, kiwi, mexerica e morango.

Ômega 3

Tipo de gordura benéfica ao organismo, o Ômega 3 é essencial ao corpo, porém não é produzido por ele. Além de combater doenças cardíacas, auxilia na absorção de diversas vitaminas pelo corpo. São exemplo de alimentos ricos: Linhaça, Chia, Azeite de Oliva, oleaginosas e peixes.

Tomate

Dentre todos os nutrientes que o compõe, o mais importante é o licopeno, comprovadamente um aliado no combate a diversos tipos de câncer.

Gengibre

É rico em antioxidantesm vitamina B6 e C, além de ser um excelente antiinflamatório, bactericida e antisséptico.