Masterchef: Comida nortista e seus benefícios

No episódio do programa Masterchef, exibido no canal Band na última terça-feira (13/03), trouxe um duelo entre as participantes Clarisse e Adriana, por uma vaga na disputa. O tema: Arroz Brasileiro. A vencedora, a paraense Clarisse, utilizou de ingredientes típicos da culinária nortista, rica cultura de nosso país.

De influência indígena, a gastronomia paraense é riquíssima em sabores e em ingredientes regionais. Esses ingredientes, por sua vez, são tradicionais da Floresta Amazônica, que cobre 80% da região Norte do Brasil. A dieta consiste no consumo de muitas frutas, legumes, verduras, ervas, temperos e pescados. Além disso, contam com a influência de outros povos, como libaneses, japoneses e italianos, presentes na região durante o período da extração.

Por ser tão autêntica e especial, a culinária Paraense recebeu, em 2015, um reconhecimento com o título mundial de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Esse prêmio, exclusivo, foi dado somente a 18 localidades ao redor do mundo. Já em 2018, sediou o evento Encontro das Cidades Criativas da Unesco, que, pela primeira vez, aconteceu no continente americano.

Além de deliciosa, a culinária nortista é fonte de muitos benefícios à saúde!

Disputa Masterchef:

Na disputa do Masterchef, a participante Clarisse utilizou ingredientes como tucupi, jambu e camarão seco na preparação de seu prato. Esses ingredientes, mesmo que regionais, já podem ser acessados no restante do país, em lojas especializadas. Mas você sabia que os benefícios nutricionais desses ingredientes são altíssimos? Confira abaixo!

Ingredientes tradicionais do Norte e seus benefícios para uma dieta saudável

Tucupi:

ingrediente resultado de um longo cozimento da mandioca brava, o tucupi é nacionalmente conhecido por acompanhar carne de pato. É riquíssimo em carotenóides, importante para a inibição de radicais livres, além de ser rico em provitamina A (importante para a assimilação da vitamina A), benéfica para os olhos e ossos. Auxilia também no desenvolvimento do sistema imunológico, responsável pelo combate de doenças dentro de nosso organismo.

Açaí:

Diferente da polpa congelada consumida no restante do país, o açaí consumido na região norte acompanha pratos salgados. A fruta, amplamente consumida no Brasil, é rica em antocianinas, que podem estar associadas a diminuição de nívels de colesterol LDL e, consequentemente, uma melhor saúde cardíaca. Além disso, é rica em antioxidantes, vitamina C e é um excelente antiinflamatório.

Jambu:

A utilização dessa planta pode ser dar através das folhas e flores, crus, cozidas ou refogadas. Uma curiosidade é que, por conter substancias anestésicas, você ficará com a língua/boca dormente por alguns minutos. Mas fique tranquilo, o efeito é passageiro! A planta tem propriedades laxativas, bactericidas e antifugicas (trata de bacterias e fungos). Além disso, é um excelente diurético (auxilia na eliminação de líquidos), antiviral e afrodisíaco.

Pescados:

Como já se é sabido, peixes contém muitas substâncias positivas à nossa saúde, além de ser um alimento, muitas vezes, com poucas calorias e gorduras. Os dois peixes mais famosos da região norte são o Pirarucu e o Tambaqui.

O Pirarucu é um grande, podendo atingir mais de 200kg. Sua carne macia e saborosa, esconde muitos benefícios. Rico em cálcio, ferro, potássio e Vitamia D, auxilia no tratamento de anemia e osteosporose. Além disso, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, tem efeito antitrombótico e auxília no melhoramento do desempenho cognitivo.

Já o Tambaqui, por sua vez, pode chegar a 45kg. Rico em proteínas, ferro, selênio, vitamina A, vitamina D e B12, reduz o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, por ser rico em Ômega 3, reduz o colesterol ruim e aumenta o bom.

Pupunha:

Mesmo sendo mais conhecida pelo palmito extraído de seu caule, a Pupunha produz um fruto muito utilizado no cotidiano na região Norte. A fruta é rica em ferro (combate a anemia), manganês, calcio (desenvolvimento dos ossos) e potássio (alívio de dores musculares) Além disso, é rica em fibras, que auxiliam saúde intestinal.

Agora que você já sabe os benefícios de vários ingredientes da culinária nortista, não deixe de experimentar os pratos tradicionais (como o Pato no Tucupi, o Pirarucu de Casaca e o Tacacá) e de criar novas receitas. Para saber ainda mais sobre questões de nutrição, procure um profissional da área.

Consultas a nutricionista e nutrólogos podem ter cobertura por plano de saúde. Clique aqui, faça já uma cotação, e garanta os melhores valores!