Objetivo da Medicina Preventiva

Objetivo da Medicina Preventiva | Valor de Planos de Saúde

A Medicina Preventiva nada mais é do que uma especialidade da medicina que possui o objetivo de prevenir doenças ou lesões ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas, afinal como diz o ditado popular: “é melhor prevenir do que remediar”.

Algumas ações tais como programas de vacinação, projetos de atividade física ou emagrecimento, promoção de princípios de vida saudável, rastreios periódicos de colesterol, câncer ou diabetes e até aconselhamento médico para prevenir que as doenças se instalem, fazem parte da medicina preventiva.

Tudo o que é possível fazer em prol da saúde, bem-estar e qualidade de vida antes de que qualquer doença se instale é considerado medicina preventiva. Justamente por isso que cuidar da saúde fazendo chek-ups regulares é muito mais eficiente do que esperar que as doenças instalem-se para depois começar o tratamento.

Medicina Preventiva

Os profissionais especializados em medicina preventiva separam o seu trabalho em 4 grandes focos de atuação:

Prevenção Primária: evita que a doença chegue até o indivíduo, impede que ela se instale no organismo. É o ponto máximo da medicina preventiva, que atua antes mesmo da doença dar os primeiros sinais;

Prevenção Secundária: inclui mecanismos de diagnóstico e tratamento para doenças em estágio inicial, para impedir que evoluam e tragam danos efetivos á saúde;

Prevenção Terciária: atua no intuito de diminuir o impacto negativo provocado pela enfermidade, impedindo que ela evolua e traga danos maiores ao organismo;

Prevenção Quaternária: inclui métodos evitam ou minimizam os efeitos colaterais de intervenções médicas excessivas ou desnecessárias.

O principal foco da medicina preventiva é a manutenção constante da qualidade de vida. Investir na prevenção é a melhor forma para não precisar interromper planos e projetos de vida para se dedicar ao tratamento de uma doença. Prevenção é sinônimo de aumento da disposição e da produtividade – é adotar o cuidado constante com o corpo como hábito de vida, fugindo da necessidade de tratamento mais agressivos no futuro.

A operadora NotreDame Intermédica é a pioneira em medicina preventiva e por oferecer as melhores soluções relacionada a área da saúde.

Veja também