Mitos sobre o câncer: Conheça os principais

Mitos sobre o câncer

Alguns pacientes com câncer, resolvem recorrer a internet para pesquisar sintomas e tratamentos, o problema é que eles muitas vezes acabam encontrando informações erradas, que ao invés de ajudar, acabam prejudicando sua saúde. Pensando nisso, hoje falaremos um pouco sobre os mitos sobre o câncer.

MUDANDO DE ASSUNTO QUE TAL SIMULAR SEU PLANOS DE SAÚDE?

Pensado nisso, uma ONG britânica, para ajudar no combate ao câncer contratou uma enfermeira especializada, dedicada a desmentir os principiais mitos que ecoam nesta era de notícias falsas.

Ela explica que a falta de informação já começa no consultório, pois muitos pacientes já saem dos consultórios repletos de dúvidas.

“Quando as pessoa ouvem a palavra câncer, elas bloqueiam e não absorvem as demais informações. Depois, quando chegam em casa, sentam em frente o computador para buscar informações online”, diz ela. Na internet, acabam encontrando casos extremos ou exageros.

Abaixo, falaremos um pouco mais sobre os mitos sobre o câncer que são encontrados na internet.

Conheça os mitos sobre o câncer

“Bicarbonato de sódio cura o câncer”

Há quem acredite que tomar bicarbonato oralmente ou por via intravenosa pode curar o câncer. Não há evidência nenhuma que comprove isso.

Muito pelo contrário, o bicarbonato pode ser muito perigoso ao afetar os rins dos paciente.

“Açúcar causa câncer”

Apesar da obesidade estar ligada ao câncer, o consumo de açúcar em si só não causa nem aumenta o risco de tumores. O açúcar não faz o câncer crescer mais rápido. Todas as células, isso inclui as cancerígenas, dependem da glicose para obter energia.  Dar mais açúcar para as células cancerígenas não faz com que elas cresçam mais rápido.

“Vitamina C cura câncer”

A enfermeira relata que certa vez recebeu o telefonema de um casal que gastou uma fortuna em um tratamento com vitamina C que prometia curar seu câncer. Porém, o dinheiro foi gasto à toa.

Apesar da falta de evidências, alguns praticantes de medicina alternativa continuam indicando a vitamina C para pacientes com câncer.

“Só pessoas mais velhas tem câncer”

Apesar do câncer se tornar mais comum com a idade, à medida que as células envelhecem, ele pode afetar pessoas de todas as idades.

Nos últimos anos, alguns tipos de câncer aumentaram justamente entre as pessoas mais jovens.

Como o caso do câncer de pele: um estudo realizado em 2013, identificou o aumento do melanoma, o tipo de câncer de pele mais mortal entre mulheres jovens, principalmente das adeptas de bronzeamento artificial frequente.

Entre os principais tipos de câncer em pessoas mais jovens estão o de mama, melanomas, linfomas, sarcomas, tireoide, leucemia, entre outros.

“Tubarão não tem câncer”

Mitas pessoas buscam a cartilagem de tubarão, como suposto tratamento preventivo de tumores. Isso graças a um experimento realizado com tubarões, onde eles foram expostos a altos níveis de substâncias cancerígenas e não encontraram evidências de tumores. Porém estudos não identificaram nenhum benefício da cartilagem, nem mesmo em roedores.

Em 2010 foi descoberto que tubarões podem sim desenvolver tumores.

“É uma doença moderna”

A informação que circula é que o câncer é uma doença moderna, criada pelo homem. Porém, já existe registro de que a doença foi encontradas em múmias egípcias.

SIMULE SEU PLANO DE SAÚDE SEM COMPROMISSO

Se preferir, você pode fazer a simulação do seu plano através do nosso WhatsApp (11) 9 4579-5402

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

Informações necessárias
Informações adicionais

Gostaria de receber nosso boletim informativo?

Planos pelo melhor preço com coberturas amplas.

Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.

Plantão de Vendas

Confira valores de planos de saúde por telefone

Ligue Para:
(11) 3135-5772

Simulação por WhatsApp

Receba as tabelas de planos de saúde pelo WhatsApp

Confira nossas vantagens:

  • Planos pelo melhor preço
  • Medicina de primeiro mundo
  • Redução máxima de carência
  • Rede credenciada ampla e qualificada
  • O melhor da medicina
  • Cotações rápidas e fáceis
  • Mais serviços, mais agilidade
  • Gratuitamente e Sem Compromisso

Veja também