Jogadores de Futebol: Tipo de refeição

Jogadores de Futebol: Tipo de refeição - Valor de planos de saúde

Quase todos os jogadores precisam de uma dieta especial para que o jogo seja produtivo e renda bons resultados. O condicionamento físico precisa ser cuidado muito bem para que não haja problemas futuros. Como jogadores de futebol correm muito, então são preparados para que suportem o cansaço do jogo e consiga ficar 2 tempos tentando fazer gol.

A alimentação do atleta é muito importante para favorecer desempenho esportivo e evitar carências nutricionais. Deste modo, a dieta precisa ser equilibrada, ter qualidade, variedade e moderação.

Antes do treino dos jogadores de futebol

Refeições grandes de maior importância, como o almoço e jantar, precisam ser feitos 4 horas antes do treino, para que a digestão se torne completa e o rendimento seja maior. A refeição precisa compor carboidratos, presente em arroz, macarrão, aipim, batata, farinhas, legumes etc. Com pouca proteína são carnes magras, preferindo frango ou peixe, feijão, soja, ervilha, lentilha, leite e derivados. E com muito pouco ou sem gordura, como óleo de soja, azeite, azeitona, creme de leite, maionese etc.

Refeições intervalares, por exemplo os lanches, precisam ser feitas entre 1 ou 2 horas antes do treino ou do jogo. O lanche precisa ser rico em carboidratos, como pães, biscoitos, barras de cereal, frutas, sucos, bolo etc. Com pouca proteína, são requeijão, queijos, frios, carnes etc., e sem gordura. A água também deve ser consumida durante o período que antecede o treino ou a partida.

Durante o treino

A hidratação precisa ser feita durante todo o processo, pois nosso corpo precisa estar sempre hidratado para obter um ótimo condicionamento físico. Para ter sucesso, os jogadores em campo precisam se hidratar periodicamente durante a partida. Podem ser usadas bebidas isotônicas também, além da água.

Depois do treino

Por conta de muitos gastos de energia corporal, os atletas precisam repor os carboidratos. Frutas e suco de frutas são ótimas opções para prevenir lesões, também reduzindo a fadiga do pós treino e melhorando o sistema imunológico, pois os minerais e as vitaminas que precisamos serão consumidos.

Além de carboidratos, precisamos consumir alimentos que sejam ricos proteína, pois ela é responsável pela reestruturação da massa muscular. E fontes dessas proteínas são:  iogurtes, carnes magras, leite, queijos magros, ovos, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja, barrinha de proteínas e etc.

Carboidratos: Jogadores precisam de muita energia em campo para conseguirem estar bem o suficiente para um bom rendimento. Então o carboidrato vem para dar nutrientes energéticos. Esse nutriente tem como objetivo fazer a gente andar, correr, pular, trabalhar, estudar etc.

Proteínas: As proteínas são importantes para que os nossos músculos se fortaleçam e nos de o rendimento necessário. Não são apenas os atletas que pode consumir proteína. Esse nutriente repara e constroem músculos. Pode ser encontrado em alimentos, como: pães, massas (sem molhos gordurosos), arroz, batata, frutas, aipim, cereais etc.

Portanto, quando tratamos de atletas, temos que falar sobre todo o rendimento que eles tem durante os jogos. Eles estão sempre ganhando forma e tendo uma alimentação saudável para que o jogo se torne o mais produtivo possível e não perca para o seu time. Carboidratos e proteínas são muito importantes, porque a dieta deve ser equilibrada e ter qualidade.