Sono bom, profundo e longo: Conheça algumas dicas

sono bom

Este ano, o prêmio Nobel de Medicina foi recebido por três cientistas americanos que descobriram a existência dos ritmos circadianos,  que nada mais é que o relógio biológico que todas as células vivas possuem. Como outros especialistas, eles destacaram que ter um sono bom, profundo e longo ajuda a manter a saúde em dia.

A falta de sono ocasiona doenças, problemas mentais, acidentes e fadiga que afeta todos nós.

Confira dicas para ter um sono bom, profundo e longo

  • Mantenha horários regulares

Procure sempre acordar e dormir nos mesmos horários. Não durma mais tarde aos finais de semana, porque o que muitos não sabe é que isso acabará bagunçando o relógio biológico.

O que normalmente vemos é que ao invés de dormirem cedo na sexta ou no sábado, as pessoas passam a noite em claro em baladas ou barzinhos, chegam em casa de madrugada, e no dia seguinte passam o dia todo dormindo, para se recuperar e voltar a rotina.

Infelizmente, nosso cérebro não tem a capacidade de recuperar o sono perdido.

  • Mantenha a temperatura baixa

Evite dormir em temperaturas altas. O aconselhado pelos cientistas, é tentar manter a temperatura em 18 graus Celsius. Isso se deve, ao fato de que seu corpo e cérebro devem reduzir a temperatura média em 1 grau Celsius mais ou menos. Evite ao máximo manter altas temperaturas.

Isso permitirá que seu corpo alcance uma temperatura ideal para iniciar um sono profundo e saudável.

  • Não fique acordado na cama

Para quem sofre de insônia, não é aconselhado ficar deitado na cama esperando o sono chegar, principalmente se você sofre de insonia.

É aconselhável que você não ligue o computador, celular ou outros dispositivos eletrônicos, como tablets. Não cheque mensagens nem emails.

Também evite comer, pois isso acaba gerando um mau hábito de comer durante a noite.

  • Durma no escuro

Esse é um dos problemas do mundo moderno. Diminua a luz do ambiente, antes mesmo de ir dormir. No quarto, evite dispositivos eletrônicos com luzes. Também desligue smartphones ou tablets.

  • Limite o consumo de álcool e cafeína

Pare de ingerir cafeína após o meio dia e evite o consumo de álcool de noite. Existem pessoas que não são influenciadas pelo consumo dessas bebidas antes de dormir, porém vale ressaltar que embora você consiga dormir, n]ão terá um sono bom, profundo e longo enquanto a cafeina estiver circulando no sangue.

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